ad16
DestaquesEducaçãoGeralTodas as Notícias

Aluno que ainda não faz 3º ano não vai poder entrar na universidade

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 menores de idade, e que ainda não fizeram e nem fazem o terceiro ano do ensino médio, estão proibidos de usar a nota do Enem para acessar o ensino superior sem passar pelo terceiro ano regular.

Uma nova regra no edital divulgado na última segunda-feira, dia 18 de maio, explica que “o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem” em dois casos previstos no edital para maiores de idade: usar o Enem para pegar a certificação de conclusão do ensino médio e usar o Enem como mecanismo de acesso à educação superior em processos de seleção.

Professor Mário Mattos e o aluno Vinicius José-Foto: Romário Mendes
Professor Mário Mattos e o aluno Vinicius José-Foto: Romário Mendes

Para o coordenador do ensino médio do Colégio Machado de Assis, o professor Mário Mattos, a definição da nova regra é uma decisão acertada do Enem, uma vez que o aluno irá chegar à universidade mais preparado e maduro.

O professor acrescentou que o aluno chega à universidade imaturo e precisa se preparar melhor no ensino médio. “Muitas vezes você tem aluno com 15 e 16 anos incompleto que passam no Enem e chegam muito imaturos na universidade, ou seja, muitos novos e ainda não tem ideia do que realmente quer fazer e acabam desistindo, ocupando vagas de outras pessoas que concluíram o ensino médio e desejam fazer o curso”, pontuou.

Professor Mário Mattos-Foto: Romário Mendes
Professor Mário Mattos-Foto: Romário Mendes

O aluno do 2º Ano do Colégio Machado de Assis, Vinicius José, também aprovou a medida. Segundo ele, o aluno que não tem 18 anos e que ainda não completou o ensino médio, não tem uma opinião concisa do que realmente quer. “O aluno do 2º ano por mais que ele consiga passar pra faculdade que ele quer e por curso, ele ainda não estará preparado e no 3º ano já tem uma preparação mais completa e vai ter mais concisão da sua opinião”, frisou.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade