ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralSaúde

Alunos do 7º período de Fisioterapia da Faculdade R.Sá promovem projeto sobre o câncer de mama

Sob o tema “Um toque pela vida”, os acadêmicos do 7º período do curso de Fisioterapia da Faculdade R.Sá promoveram na tarde desta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Picos um projeto com o intuito de trazer conhecimentos sobre o câncer de mama.

GRUPO A: "Um toque pela vida". Turma do 7º perído da Faculdade R.Sá-Foto: Romário Mendes
GRUPO A: “Um toque pela vida”. Turma do 7º perído da Faculdade R.Sá-Foto: Romário Mendes

Durante o evento, foi realizada uma palestra com o mastologista, Lívio Portela. O palestrante abordou para os presentes o que é o câncer de mama, como se manifesta e o seu tratamento medicamentoso e cirúrgico, abordando também a importância da atuação do fisioterapeuta após a cirurgia.

Segundo o médico, é importante que todas as mulheres procurem um especialista após os 40 anos de idade.  “Todo ano as mulheres terão que fazer o exame de mamografia e a partir daí é que ver se precisa fazer algum outro exame ou não”, conta.

Público presente-Foto: Romário Mendes
Público presente-Foto: Romário Mendes

Ele reitera ainda que o câncer de mama não existe sintomas, ou seja, é uma doença silenciosa. “Ela não dói, não arde e não cossa. Portanto é importante fazer os exames para diagnosticar a doença no início e assim ter maiores chances de cura”, informou Lívio Portela.

Mastologista Lívio Portela ministrando palestra-Foto: Romário Mendes
Mastologista Lívio Portela ministrando palestra-Foto: Romário Mendes

Após a palestra, o público presente direcionou algumas perguntas sobre a doença para o palestrante e contaram alguns episódios da vida pessoal, que em algum momento as levaram pensar que poderia estar com câncer de mama. No final houve um sorteio de uma consulta ao mastologista e em seguida foi servido um coffe breake para os demais presentes.

Lívio Portela e a ganhadora da consulta-Foto: Romário Mendes
Lívio Portela e a ganhadora da consulta-Foto: Romário Mendes

O projeto faz parte da disciplina Fisioterapia Dermato-Funcional ministrada pela professora e fisioterapeuta, Indira Paz Santos e desenvolvido pelo grupo A, composto pelos seguintes alunos: Amanda Mara, Assoilene Melo, Aurélio Luz, Fabiana Luz, Gilmara Sousa, Luana Rissany, Onnofre Leal, Pâmella Leal, Remédios Santana e Wyrna Alencar.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade