ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Alunos do curso de Jornalismo da UESPI de Picos participam de evento nacional

Os alunos da Uespi de Picos Vinícius Coutinho e Luana Rodrigues participaram do evento nacional

Estudantes do curso de Jornalismo da UESPI apresentaram trabalhos no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, que acontece na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é o principal congresso de Comunicação da América Latina, reunindo mais de três mil pesquisadores.

Com a temática “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação está sendo realizado de 1º a 10 de dezembro em formato virtual, realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a interação entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

Aluna apresenta trabalho sobre produção jornalística durante o Estado Novo

Alunos apresentam pesquisas sobre a produção jornalística 

A estudante Luana Rodrigues, graduanda do quinto período do curso de Jornalismo no campus de Picos, apresentou uma pesquisa sobre as Comunicações no Interior: vestígios da produção jornalística em Picos durante o Estado Novo (1937-1945). É um estudo que busca informações sobre como era feita a comunicação na cidade de Picos, interior do Piauí, durante um período ditatorial e de censura.

“É uma pesquisa de folego e trabalho de ‘formiguinha’ pela falta de material, e de lugares de memória na cidade. Mas, com certeza, é uma experiência muito boa, cada pequena conquista, cada pequeno material encontrado e motivo de comemoração e também a certeza que essa pesquisa vai ser muito importante para a construção da história da cidade. A nossa participação no congresso é algo que contribui para a evolução acadêmica e pessoal dos estudantes, além do contato com pessoas de outras regiões e estados que estudam uma temática parecida com a sua, o que possibilita uma troca e contribuições importantes para a continuação da pesquisa”, explica a aluna.

Com a pesquisa na área de Teorias da Comunicação, o estudante Vinícius Coutinho, também do campus de Picos, acrescenta que o leque de temas do evento permite uma pluralidade de discussões entre pesquisadores de todo o país. “É uma oportunidade de fazer um intercâmbio, trocar ideias e ampliar o nosso network com profissionais de outros estados. Além disso, a ocasião permite que mostremos ao Brasil o que nós no Piauí temos produzido”, fala.

Vinícius afirma que o evento é uma oportunidade de interação e busca de conhecimento nacionalmente

O Davi Fernandes, estudante do sétimo período no campus Poeta Torquato Neto, apresentou um estudo fotoetnografico intitulado Cotidiano Uespi, que foi feito nos campi da Teresina. “Esse trabalho foi realizado ao longo de dois anos através de bolsa no CNPq, orientado pelo professor Orlando Berti, e ao longo desse período fomos fotografando os campi, com registros do dia a dia. Diante disso, sempre participamos do Intercom, que é um evento de comunicação muito importante e que conta muito para nossa bagagem acadêmica e também para o nosso currículo”, diz.

O estudo de Davi retratou os dois campi da UESPI de Teresina

A pesquisa da Yasmim Cunha, também do sétimo período do campus Poeta Torquato Neto, aborda sobre a importância na participação desses eventos, a temática é “O Piauí nos congressos nacionais da Intercom durante o Século XXI”, o trabalho apresentado na Intercom é uma resposta direta à pesquisa”.

“Na pesquisa abordamos o papel das universidades para o desenvolvimento social dos lugares que ela está instalada, como isso ocorre e as consequências e questionamentos. A pesquisa é importante pois estuda temas atuais e relevantes para a comunicação, além de analisar o próprio congresso. É o terceiro Intercom que participo, e o último como graduanda, a experiência apesar de ser na modalidade virtual esse ano, continua sendo maravilhosa, pois é um espaço de troca, de compartilhamento de conhecimento com estudantes, professores e pesquisadores do Brasil todo. No quesito contribuição na carreira, as pesquisas me fizeram ser ‘notada’ e ajudaram a me decidir como eu quero atuar após formada”, destaca.

Além dos alunos, os professores Orlando Berti e Sônia Carvalho do curso de Jornalismo, também participou do evento. Confira mais informações.

Por Priscila Fernandes/Ascom UESPI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade