Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Alunos não se sentem preparados para a prova do ENEM 2020

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é a principal porta de entrada para os estudantes em instituições de ensino superior e por conta da pandemia do novo coronavírus, essa prova também sofreu modificações, desde a sua data de aplicação ao estilo da prova.

Com ano letivo de 2020 sendo quase totalmente online, muitos estudantes sofreram para se adaptar e acreditam não estar preparados para realização da prova do ENEM, como é o caso da estudante do Colégio Santa Rita, Camile Borges. “O ensino presencial te entrega uma rotina, você tem o contato com os outros estudantes e professores de perto que incentivam. O EAD fez a maioria perder o foco, veio o desânimo, a incerteza de como vão ser as coisas, tudo isso atrapalhou”, disse a aluna.

Foto: Reprodução.

Além da mudança de rotina e a falta de contato físico, os estudantes, tanto da rede particular como da pública, reclamam da falta de conexão com a internet, que afetou muitos alunos e também o excesso de atividades, não dando tempo de absorver bem o conteúdo. “As distrações, afazeres domésticos, barulhos da vizinhança me prejudicaram, sendo que é notório que não é a mesma coisa que uma sala de aula onde há concentração e explicação dos professores”, acrescentou a aluna Nayara Paiva, estudante do IFPI.

Assim, percebe-se que a falta das aulas presenciais atrapalhou o desempenho da maior parte dos alunos, junto com o medo de estar vivendo uma nova realidade, fez com que os estudantes fiquem receosos com as futuras aprovações, sendo considerados por alguns como um ano perdido.

Sair da versão mobile