ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Alunos são premiados em concurso da Educação

A Prefeitura Municipal de Picos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em Picos, o I concurso de redação com o tema “Picos, uma cidade para todos”. A ideia do concurso é comemorar os 125 anos de emancipação política de Picos e, com isso, incentivar a necessidade da leitura.

O I concurso de redação foi direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, da rede municipal e privada de ensino. Os prêmios foram entregues aos estudantes que tiveram as melhores redações dentro de sua categoria. Cada uma das duas categorias (municipal e privada) recebeu premiações de 01 notebook, 01 tablet e 01 Micro system para quem se destacou em 1°, 2° e 3° lugares, respectivamente.

Alunos são premiados em concurso da Educação
Alunos são premiados em concurso da Educação

Ao todo 6 prêmios foram entregues, além de medalhas para os vencedores e certificados aos alunos e escolas. O aluno Francisco Bartonis Santos Silva da Escola Municipal Antônio Marques garantiu o 1° lugar. Da escola privada a vencedora foi a estudante Vitória Teixeira Almondes do Colégio Antares. Eles levaram para casa um Notebook de última geração.

Para a coordenadora de Língua Portuguesa, Verônica Rocha o concurso é uma ótima oportunidade de trabalhar a escrita e estimular a leitura nos alunos. “Considerando a necessidade de estimular a leitura e a produção textual como ferramenta fundamental na cidadania a Prefeitura de Picos e a Secretaria de Educação promoveram o I concurso de Redação. Esse concurso despertou nos estudantes o interesse pelo município, pelo histórico de sua cidade”. Concluiu a coordenadora.O processo de seleção das redações foi feito por uma banca julgadora composta por 4 professores qualificados. Cerca de 1000 alunos trabalharam a produção dos textos nas escolas. Deste total mais de 100 redações foram inscritas no concurso.

Alunos são premiados em concurso da Educação
Alunos são premiados em concurso da Educação

De acordo com Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos, ações como essa desenvolvem, no alunado, o gosto pela leitura. “Nós entendemos que um concurso dessa natureza instiga o aluno a pensar, a escrever, a pesquisar e dessa forma contribuir para que ele conheça melhor a cidade em que vive. A ideia é desenvolver o censo crítico, para que ele tenha consciência de seu papel dentro da sociedade a qual está inserida”. Ressaltou a secretária.A redação foi avaliada observando os seguintes critérios: Adequação á proposta e ao tema sugeridos; criatividade; coerência; coesão e correção gramatical.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT) ressaltou a importância desse concurso. “O maior objetivo desse concurso é promover, desenvolver, despertar no aluno o interesse pelo mundo dos livros. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilitando assim, a alfabetização”. Lembrou Padre Walmir Lima.

Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima
Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima

A Secretaria de Educação pretende inserir o concurso no calendário anual escolar. “A Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Educação promoveu o primeiro concurso de redação como forma de participar das festividades alusivas aos 125 anos de emancipação do nosso município, e é uma pretensão nossa colocar essa atividade como parte do calendário anual escolar de Picos”. Frisou Rosilene Monteiro.

Secretária e Educação, Rosilene Monteiro
Secretária e Educação, Rosilene Monteiro

O objetivo do concurso foi despertar, na população, o interesse pelo município e contribuir para o aprimoramento da escrita dos estudantes de escolas públicas e privadas.

DSCN5307

Mais compromisso

Durante a solenidade 188 professores receberam a certificação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC. A cidade de Picos vem apresentando resultados satisfatórios dentro do programa. A prova disso é que o município foi selecionado para participar de um seminário promovido pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, COMFOR.  O programa foi implantado há três anos, desde de 2013. Em Picos mais de 3000 mil crianças foram alfabetizadas através desse programa.

Confira o nome dos alunos e escolas vencedoras:

Escolas Municipais

1°- Francisco Bartonis Santos Silva (E. M. Antônio Marques) 01 Notebook
2°- Ellen Carla Alves de Araújo (E. M. José de Araújo) 01 Tablet
3°- Pedro Miguel Leal Martins Sousa (E. M. Francisco Barbosa de Moura) 01 Micro System

Escolas Privadas

1°- Vitória Teixeira Almondes (Antares)- 01 Notebook
2°- Sônia Maria Rocha Pergentino (Antares)-01 Tablet
3°- Virgínia Maria Bezerra Silva (IMH) 01 Micro System

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade