ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeral

Apicultores promovem I encontro apícola em Picos

[ad#336×280]Com a presença de autoridades políticas e apicultores da região, a Cooperativa de Apicultura da Microrregião de Picos (Campil) juntamente com Cooperativa Apícola da Grande Picos (COOAPI) realizaram no auditório da Universidade Federal do Piauí durante toda manhã de hoje (5) o I Encontro Apícola da região.

O evento teve como objetivo discutir com as autoridades políticas e apicultores que tiveram presentes no encontro, as condições de trabalho do apicultor, como também a falta de segurança para os apicultores migratórios que vão para outros estados cultivar o mel, uma vez que a seca afastou as abelhas do Piauí e são mal recebidos pelo os proprietários das fazendas que são colocadas os caixotes de abelhas.

Durante o encontro, alguns apicultores relataram dos maus tratos que eles recebem no Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Segundo eles, os apicultores dos outros estados não respeitam a classe piauiense e pediram providências por parte das autoridades do estado.

O senador Wellington Dias (PT) sugeriu que houvesse uma parceria entre as secretarias de Agricultura do Piauí e dos estados vizinhos para acabarem os constrangimentos.

Encontro

A gerente comercial da Campil, Roseni Moura, lembra que o encontro foi o primeiro realizado na região de Picos. De acordo com ela, no evento foi debatido a condição de trabalho dos apicultores, a regularização da lei que regulamenta a apicultura como atividade profissional, como também a aposentadoria dos apicultores.

“O encontro foi realizado com um grande número de apicultores e autoridades políticas elas estão empenhadas e vão levar essas questões para Brasília”, conta Roseli.

Apicultores presentes no evento-Foto: Romário Mendes
Apicultores presentes no evento-Foto: Romário Mendes

O superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco Lopes, conta que o banco sempre apoiou a cadeia produtiva do mel em Picos e está com a mesma disposição e no momento irá apoiar a classe através de benefício legal e outras medidas de administração de crédito. “O banco dispõe de recursos suficientes para apoiar setor, tendo em vista a revitalização dessa cadeia produtiva que é tão importante para região”, frisou.

Presente no encontro, a deputada Flora Isabel (PT) falou sobre a importância do evento. Segundo ela, os apicultores estão em situação precária e este assunto precisa ser discutido. “Quando o apicultor perde sua produção durante um período de seca que estamos vivendo, ele não tem um benefício da agricultura familiar, como o Pronaf e o Seguro Safra e deveriam também ter direito, então estamos aqui para discutir e obter uma solução para esse problema”, conta.

Presentes

No evento estiveram presentes, o senador Wellington Dias (PT), os deputados federais Assis Carvalho e Jesus Rodrigues, ambos do PT, as deputadas estudais Flora Isabel e Rejane Dias, ambas do PT e Belê Medeiros (PSB), o deputado estadual João de Deus (PT), o prefeito de Picos Kleber Eulálio (PMDB), o vice-prefeito e secretário de Educação Padre Walmir, o vereador Wellington Dantas (PT) e o prefeito de Campo Grande Dr. Tico.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade