ad16
CidadeDestaquesGeralTodas as Notícias

Após chuva, Defesa Civil monitora 5 áreas com risco de deslizamento em Picos

[ad#336×280]A Defesa Civil está monitorando cinco bairros na cidade de Picos, que correm risco de deslizamentos. Segundo o secretário Oliveiro Luz, após a forte chuva que caiu na noite dessa quinta-feira (27) a situação ficou ainda mais delicada, especialmente no bairro São José onde uma encosta demoronou no fim de semana e duas famílias tiveram que ser retiradas.

“Nesta sexta-feira encaminhei uma retroescavadeira ao local para que fosse cavada uma vala para escoamento da água das chuvas. Três casas localizadas na rua abaixo da encosta começaram a apresentar infiltrações e não descartamos novos deslizamentos de terra. Outras residências também podem ser desocupadas”, revelou.

Área de monitoramento da Defesa Civil em Picos
Área de monitoramento da Defesa Civil em Picos- Foto: Jaqueline Figueiredo/ Grande Picos

Segundo o secretário da Defesa Civil, três casas construídas em cima da encosta ameaçam desabar e uma família continua no local pois se nega a sair. No caso do bairro São José, Oliveiro Luz acredita que os vazamentos na tubulação tenham contribuído para desmoronar a encosta que funcionava antigamente como aterro sanitário.

Ele explicou que as condições geográficas da cidade, localizada entre morros e rios, favorece para que haja inudações e deslizamentos de terras. “Todas as áreas vulneráveis estão sendo acompanhadas, mas até o momento somente um bairro sofreu com o desmoronamento. As famílias que vivem nesses locais estão tendo prioridade no programa Minha Casa Minha Vida para que possamos retirar todos dessa situação de risco. Os moradores desocuparão as casas de acordo com a necessidade e podem morar de aluguel custeado pela prefeitura”, completou.

Em nota enviada a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) informou que está apurando se o desmoronamento ocorrido no bairro São José durante o fim de semana tem alguma ligação com o vazamento na rede de distribuição de água. Segundo a empresa, ainda não há como identificar as causas, uma vez que no local também há o escoamento de águas servidas.

Na quinta-feira, toda a cidade chegou a ficar sem água por conta de um vazamento em outro bairro, mas segundo a Agespisa, o problema foi solucionado e o abastecimento normalizado.

Fonte: G1 Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade