EducaçãoGeral

Apresentação artística e palestra do professor Durval Muniz marcam início da IV Semana de História

anuncio17 UNIFSA
SEMHIPI
Auditório da UFPI lotado durante palestra. Foto: Jailson Dias

Serão mais quatro dias de intensa atividade acadêmica, mas a abertura da IV Semana de História da UFPI de Picos, ocorrida na noite da segunda-feira (07), no novo auditório do Campus teve como uma de suas atividades principais a palestra do Prof. Dr. Durval Muniz Albuquerque Júnior, ex-presidente da ANPHU (Associação Nacional de História) que explanou sobre o tema: “Nem mulher velha, nem indivíduo doente: a Defesa da Saudade feita por Gilberto Freyre no contexto dos anos sessenta do século XX”.

Antes do momento oficial, os acadêmicos que lotaram o novo auditório, inaugurado na última sexta-feira (04) assistiram uma criativa apresentação teatral de viés pós-moderno encenada pelos atores e atrizes do grupo “Arte Vida Atrevida”.

A coordenadora geral do evento, Profa. Ms. Marylu Oliveira fez a abertura oficial da IV Semana de História agradecendo a colaboração de docentes e discentes que trabalharam para que as semanas de história continuem acontecendo ao longo dos últimos anos. “O apoio de algumas pessoas é fundamental. Declaro aberta a semana de história”, falou a professora.

 O coordenador do curso de Licenciatura Plena em História, Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento falou brevemente sobre o evento que ganha importância, e sobre o crescimento do curso, lembrando que alguns acadêmicos em formação e recentemente graduados no Campus de Picos estão “com um pé no mestrado”.

Em sua palestra o professor Durval Muniz explanou sobre saudade, e a defesa da saudade, citou diversos personagens históricos saudosistas, que mesmo no auge de suas vidas acadêmicas e políticas lembravam-se de fases de seu passado.

Autor do conhecido livro: “A Invenção do Nordeste”, o professor respondeu a perguntas de alunos professores que assistiam a palestra. O debate foi mediado pelo Prof. Ms. Frederico Osanan, e à medida que o professor Durval respondia às perguntas se tornou mais amplo envolvendo questões políticas, históricas e comunicacionais que dizem respeito à vida de todos os brasileiros.

A IV Semana de História segue nesta terça-feira (08) com oficinas e palestras. O evento se estende até a próxima sexta-feira (11).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.