Geral

Aproveite o Carnaval, mas não descuide de sua saúde!

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]É importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do feriado. Para muitos, o carnaval é sinônimo de dias de muita alegria, diversão, bebidas alcoólicas, má alimentação e poucas horas de sono.

Segundo a nutricionista, Vanessa Rocha, essa união de maus hábitos pode levar as pessoas a terem problemas de saúde quando acaba a festa na quarta-feira de cinzas. Isso porque, em situações de grande estresse físico, o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para doenças e infecções.

Nutricionistas da Nutri-Vida
Nutricionistas da Nutri-Vida

Com a chegada do carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumentam. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. Algumas pessoas podem sentir indisposição para comer no carnaval devido ao calor e as temperaturas mais elevadas.

Esse incômodo também pode ser resultado de alimentação inadequada, bem como ficar horas sem comer, pular refeições, ingerir alimentos gordurosos e não beber água suficiente.

“Nos dias de carnaval os foliões tem um aumento do gasto energético, por isso é importante repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos; como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, dando maior sensação de saciedade, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias”, explica a nutricionista da NUTRI-VIDA Assessoria e Consultoria Nutricional, Vanessa Rocha.

Durante os quatros dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes, muitos são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação e refrigeração, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar. “Prepare os sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, soja e outros), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, queijo branco, ricota, queijo cottage, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros) e complete com um suco de fruta”, indica Vanessa.

Ela acrescenta ainda que o álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água e nunca com o estômago vazio para evitar tonturas, visão turva e mal-estar.

Vale lembrar que é importante que se tenha cuidados especiais com crianças e idosos, pois elas são mais sensíveis à perda de líquidos e sais minerais, como também de desidratação, intoxicação alimentar, diarréia, entre outros agravos à saúde.

 Dicas para aproveitar bem o carnaval:

Segundo a nutricionista o folião tem que fazer pelo menos 4 refeições por dia: é importante  não ficar mais de três horas sem se alimentar. Para repor a energia que o organismo precisa nesses dias de calor e de muita atividade, o ideal é escolher alimentos leves e de fácil digestão. Barras de cereais, verduras, legumes, frutas, inclusive as frutas desidratadas, são ótimas opções como lanches entre as refeições principais, cuidado com os alimentos industrializados. Eles contem uma grande quantidade de sal, que retém líquido, dando a mal estar gástrico;

As frutas, verduras e legumes para que você esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais e ainda fornecem energia de forma leve e saudável, garantindo melhor digestão, o que evita aquela sensação de empachamento que pode comprometer sua diversão. Sempre tem aquele sorvete então, a melhor escolha são os picolés á base de frutas naturais, pois são bem menos calóricos;

O betacaroteno, que é encontrado na cenoura, mamão, laranja, manga e no jerimum, ajuda na obtenção e manutenção do bronzeado, 15 dias antes e durante a exposição ao sol;

Lave bem as frutas e verduras. Elas podem ser deixadas de molho em solução clorada: 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária, enxaguando em água corrente depois.

Tenha cuidado com os petiscos, como queijo, camarão, coxinha, sanduíches, entre outros, que são vendidos na praia. Estes alimentos são bastante gordurosos e não combinam com o calor. Eles devem ser evitados por serem suscetíveis às proliferações de bactérias. Por isso, é importante lembrar que, ao comer fora, buscar bares, restaurantes e lanchonetes que não exponham os alimentos ao sol;

Aproveite bastante, brinque, pule, cante e dance. Afinal, você só pode aproveitar o CARNAVAL uma vez por ano!

Quando voltar na quarta-feira de cinzas, é aconselhável um chá de boldo, para defender o fígado dos danos causados pelo álcool e também o consumo de sucos de laranja, acerola, caju, abacaxi e limão, pois são ótimas fontes de vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a combater os males causados pela folia e protege o organismo dos excessos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.