ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralTodas as Notícias

Araujinho reivindica que pacientes com câncer sejam tratados em Picos

Semanalmente, centenas de pessoas da região se deslocam de forma desconfortável em vans para a capital em busca de tratamento especializado.

O empresário Araujinho, pré-candidato a prefeito pelo PT, está comovido com a triste realidade dos pacientes oncológicos de Picos. Semanalmente, centenas de pessoas da região se deslocam de forma desconfortável em vans para a capital em busca de tratamento especializado.

“Na madrugada começo a cruzar pelas ruas da cidade com pessoas que se deslocam para Teresina dentro de vans, são duas vans que saem daqui lotadas. São pacientes que saem daqui, acordam muito cedo, enfrentam 315 km para Teresina, passam o dia se submetendo a quimioterapia e radioterapia, estou falando aqui da oncologia, estas pessoas retornam no final da tarde, depois deste dia todinho que se submetem a isto”, lamentou Araujinho.

Empresário Araujinho – Foto: Romário Mendes

Apesar de ser um Polo Regional de Saúde, referência para aproximadamente 50 municípios e contar com uma demanda expressiva de pacientes com câncer, o município ainda não dispõe de um Centro Oncológico. No Piauí, apenas Teresina e Parnaíba oferecem este tipo de tratamento.

“Quero dizer que este é um pleito meu e já estive na Secretaria Estadual de Saúde discutindo e buscando soluções para que a gente possa evitar este sofrimento destas pessoas que estão acometidas pelo câncer”, destacou o pré-candidato.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer em 2020. A maioria será registrada em mulheres (50,3%), contra 49,7% em homens. No Piauí, o Inca aponta o surgimento de 8.500 novos casos, os tipos mais comuns são os de câncer de próstata com cerca de 1.370 novos casos e o de mama, com 590 casos.

“Eu tenho reivindicado e tenho conversado com nosso governador Wellington Dias e ele tem dado atenção ao nosso pleito que é tratar os pacientes de câncer aqui em Picos, evitando o deslocamento para Teresina. Independente de pré-candidato, candidato ou prefeito, nós queremos que chegue este beneficio para a população da região de Picos”, pontou o empresário.

Fonte: Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade