ad16
GeralTodas as Notícias

A sociedade que vemos

Já dizia o filósofo chinês Confúcio a celebre frase “Uma imagem vale mais que mil palavras”.  Neste caso acrescentaria também que uma imagem tem vários tons e significados remetendo ao que esta imagem em específico vem a representar. Seria a hipocrisia da sociedade humana que têm seus reflexos no menos “favorecido”? Seria a falta de políticas que promovam uma igualdade a todos? E quem disse que a igualdade é para todos? O sistema?

Crianças tomando banho em fonte de água na Praça Josino Ferreira - Foto: Genilson Rodrigues
Crianças “tomando banho” em fonte de água na Praça Josino Ferreira – Foto: Genilson Rodrigues

Felizmente os índices da pobreza no Brasil vêm reduzindo consideravelmente. No início do ano um estudo realizado pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio) demonstrou que a pobreza no Brasil caiu 50,64% de dezembro de 2002 até dezembro de 2010, o menor índice já registrado na história do país. Esta redução se resvale de programas de assistência à população como o FOME ZERO, e a um nível maior de escolaridade, mas é o suficiente? NÃO.

Um exemplo que esta desigualdade e a falta de oportunidades ainda é uma constante no povo brasileiro está nesta fotografia, feita no Centro da cidade de Picos, no último sábado, 12, por volta das 18h30minA onde duas crianças brincam em uma fonte de água, se “refrescando”. Há quem diga vandalismo, falta de respeito, no entanto é um claro reflexo da nossa sociedade que exclui pessoas, e que ao mesmo tempo se tornam esquecidas. Pessoas marginalizadas pela sociedade que nem sempre tem à disposição  alternativas, e muito menos são submetidas a escolhas. E de fato se não se possui uma base sólida, a rua, o mundo os ensina da forma mais cruel.

Temos de questionar, reivindicar?  SIM. Reivindicar por aquilo que acreditamos e que não vise apenas o ser individual, e sim o “todos”, “nós”. É difícil agir pelo coletivo? É difícil quando o sistema nos torna marionetes, e prega o individualismo exacerbado pondo os indivíduos em confronto e não agindo uns pelos outros.

 Mas e você: O que vê nesta imagem?

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade