ad16
AutoPECASonline24.pt
CulturaGeral

Artista plástica Graça Formiga expõe quadros na Câmara Municipal de Picos

Graça Formiga
Graça Formiga ao lado de seus quadros. Foto: Jailson Dias

Desde o último dia 17 de novembro que a professora e artista plástica Graça Formiga está expondo 40 quadros de sua autoria na Câmara Municipal de Picos. Em entrevista ao RiachãoNet ela afirmou está sendo prestigiada com a visita do público picoense e a conseqüente comercialização de alguns quadros. Sobre o seu trabalho ela informou que gosta de retratar paisagens, natureza morta, seres humanos, dependendo do seu estado de espírito.

“Muitas vezes eu vou viajando e começo a olhar, fotografo e naquela hora em que estou inspirada eu me transfiro para aquela situação”, explicou. Muitos dos quadros expostos na Câmara Municipal de Picos retratavam paisagens nordestinas e o cotidiano da vida do sertanejo.

Professora aposentada, Graça Formiga informou que desde criança gostava de desenhar. Até os 10 anos de idade ela relata que sua vida foi fácil, pois pertencia a uma família abastada, mas com a repentina e trágica morte do pai a situação mudou. “Eu comecei a fazer materiais de arte para vender, passamos uma situação meio difícil, a família, então comecei a fazer trabalhos manuais e depois deixei a arte e passei para a escrita, comecei a ensinar e me aposentei”, contou.

Após a aposentadoria ela retomou o trabalho artístico que estava adormecido. “Há cinco anos eu voltei a desenhar, mas sempre que eu estava conversando com alguém e me vinha a idéia, eu desenha em folhas de papel, rabiscava, inconscientemente eu já rabiscava, e não percebia”, comentou.

Expondo seu material para visitação e comercialização, Graça Formiga informou já ter apresentado seu trabalho em Fortaleza – CE, Floriano – PI, Teresina – PI. “Agora esse projeto do presidente da Câmara Municipal Iata Ânderson é belíssimo, ele está expondo pessoas que não estavam na mídia e agora estão atuando”, comentou.

Graça Formiga diz receber pedidos e atender clientes até pela internet. Sobre os valores dos quadros, Graça Formiga diz não pensar nisso, pois vê essa atividade como um hobby.

Sobre como a população picoense enxerga essa forma de arte, Graça Formiga acredita não haver tanta divulgação do trabalho dos artistas locais. “As pessoas que vem aqui e olham os quadros são pessoas que tem interesse”, declarou.  A exposição permanece na Câmara Municipal até o dia 24.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade