ad16
DestaquesTodas as Notícias

Às vésperas do 5G, 20 milhões de brasileiros ainda estão presos ao 3G

País ainda registra mais de 20 milhões de acessos de usuários pelo 3G.

Enquanto o país se prepara para o leilão da tecnologia 5G, que promete transformar em realidade sonhos de ficção científica como carros que dirigem sozinhos e casas inteligentes, há ainda muitos brasileiros que continuam presos no universo do 3G —geração de internet móvel que começou a ficar para trás no Brasil em meados de 2013, com a chegada do 4G.

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de dezembro do ano passado, essa tecnologia ainda recebe mais de 33 milhões de acessos. Ou seja, 10% da população conectada à internet no Brasil não consegue curtir um streaming na Netflix, YouTube ou Spotify nem consegue jogar online pelo celular, já que estão presos a uma conexão que atinge, em média, apenas 2 megabits por segundo.

Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Desse número, mais de 20,6 milhões correspondem a acessos por usuários. O resto são pontos de acesso, como maquininhas de cartões de crédito e de conexões M2M (máquina para máquina, tradução livre do termo em inglês “machine to machine”), em que objetos eletrônicos se comunicam entre si —como pontos de recarga de cartão de transporte público, por exemplo.

Com o 5G batendo à nossa porta, a chegada da nova geração deve ampliar a defasagem e desigualdade digital em relação ao tipo acesso à internet móvel.

Fonte: UOL

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade