ad16
GeralTodas as Notícias

Assistência Social de Picos realiza XII Conferência Municipal; evento aconteceu virtualmente

Esteve presente no evento Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, Secretária Nacional de Assistência Social.

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, foi realizada ontem 14, XII Conferência de Assistência Social de Picos.

O evento, realizado de forma virtual, teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger Delegados(as) para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social do Piauí.

A Conferência teve ampla representação social, sejam gestores de políticas públicas, procuradores municipais, trabalhadores do SUAS, representantes de usuários de serviços, entidades de serviços da Assistência Social, representantes de conselhos de direitos, representantes do Conselho Tutelar, estudantes, além do prefeito Gil Marques de Medeiros.

A Secretária Nacional de Assistência Social Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, participou diretamente de Brasília, e relatou a trajetória da política de Assistência Social e sua importância enquanto política de direito, ao tempo em que colocou-se à disposição do município para a continuidade das contribuições pós-conferência.

“Sabemos que esses cargos são transitórios e é por isso que, enquanto estiver aqui, farei de tudo para que essa política aconteça enquanto política de Estado. Só tem sentido estar nesse espaço se for  para representar  nossas equipes que estão na ponta”, destaca, referindo-se às equipes da assistência social dos municípios e conclui: “Estou à disposição para pensarmos no que podemos ainda contribuir aí com a Secretária Municipal”.

A Conferência Magna e exposição dos cinco eixos temáticos norteadores do debate foram realizados por Mauricéia Lígia Neves da Costa Carneiro, Assistente Social/Doutorado em Serviço Social pela PUC/São Paulo, a qual participou de Teresina.

A Plenária do referido evento, deliberou sobre as propostas de corresponsabilidade dos três entes federados – a serem encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social- CEAS e elegeu os(as) Delegados(as) para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada entre os dias 26 e 28 de outubro de 2021.

A Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima, considerou que o evento é de extrema relevância para o município enquanto espaço de conhecimento, de debate e de aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social.

“Realizar essa Conferência de forma foi um grande desafio para nós por conta dos cuidados sanitários. Assim, optamos pela forma virtual,  e isso oportunizou participações especiais como a da Secretária Nacional, Maria Yvelonia e a da conferencista, Mauricéia Lígia Neves da Costa Carneiro, as quais trouxeram grandes contribuições,  além da grande participação de vários segmentos da sociedade. Estamos felizes com o resultado”, destaca a gestora.

As Conferências são espaços democráticos de realização do controle social. A XII Conferência Municipal de Assistência Social de Picos foi convocada pela Resolução nº 04/2021, do Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Decreto Municipal nº 120, de 20 de agosto de 2021.

“A Conferência de Assistência Social é o evento mais importante, nessa área, realizado pelo município. É o espaço onde o controle social, representado pelo CMAS e pela sociedade, avalia a gestão da Assistência Social e propõe melhorias”, assinala Bruna Leal, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Picos.

Ccom PMP

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade