Ataque de moscas devasta plantações de feijão Caupi na região de Picos
Praga atinge lavouras em Pio IX e Ipiranga, levantando questões sobre as causas e possíveis soluções para conter os danos.
As plantações de feijão Caupi nos municípios de Pio IX e Ipiranga, na região de Picos, foram devastadas por um ataque massivo de moscas. O problema já havia sido identificado em anos anteriores, porém com menor intensidade comparado ao registrado neste ano.
Paulo Segundo, coordenador de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), afirma que as moscas danificam o feijão e impedem o desenvolvimento dos grãos. As áreas afetadas apresentam vagens danificadas, larvas de insetos, pupas e moscas depositando ovos.
SIGA A GENTE NO FACEBOOK
SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP
____
O gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael Valério, explica que há pelo menos duas hipóteses para os ataques dos insetos a essa cultura. Uma delas sugere que as moscas já existiam na região Sul do estado, mas devido a mudanças climáticas, atacaram as plantações. A outra hipótese é que se trata de um inseto exótico.
Amostras do feijão afetado foram recolhidas pelos fiscais da Adapi e enviadas à EMBRAPA Meio Norte e ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Em todos os cultivos visitados, os técnicos encontraram sinais da praga.
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Ataque de moscas destrói plantações de feijão Caupi em Pio IX e Ipiranga, na região e Picos;
- Intensidade do ataque é maior do que o registrado em anos anteriores;
- Moscas danificam o feijão e impedem o desenvolvimento dos grãos;
- Duas hipóteses: mudanças climáticas favorecendo o ataque ou presença de inseto exótico;
- Amostras do feijão foram enviadas à EMBRAPA Meio Norte e ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária para análise.