PolíticaTodas as Notícias

Átila Lira fala que quer mais incentivo para educação no Piauí

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O candidato a deputado federal, Átila Lira pelo PSB, participou nesta quinta-feira (11/09) do “Candidato Responde”, uma série de entrevista promovida pelo 180 com os candidatos a deputado federal e estadual.

O ex-secretário de educação do Estado falou sobre o que pretende fazer pelo Piauí na Câmara Federal, garantindo dar destaque para a educação, não só para os alunos, mas pelo também para os professores. Ele disse que vai lutar pelo uma melhoria no plano de carreira dos professores e criar um programa de formação de professores.

Quando questionado se ele teria interesse de assumir novamente uma Secretaria, Átila comenta que agora o seu maior interesse é ser um deputado atuante, principalmente em apoio ao Magistério.

Deputado Federal Átila Lira
Deputado Federal Átila Lira

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhor pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputado estadual?

Átila Lira- Na área de educação vou me dedicar ao plano nacional, sobretudo naquilo que é importante, como o plano de carreira dos professores, a questão do tempo integral, que é uma meta que muda muito a educação, e o programa de formação de professores, isso na área de educação. E no plano geral vou cuidar da reforma tributária, da redistribuição de recursos para estados e municípios, que a União hoje retém a maioria, e outro ponto importante é a reforma política, sobretudo na questão do voto distrital, e a unificação das eleições. São estes pontos que vou me dedicar.

180- O senhor já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

Átila Lira- Tenho ainda o projeto na área do Mercosul. Sou autor da Lei da Língua Espanhola para todo Brasil. E vou trabalhar para que os países do Mercosul façam um acordo bilateral, que assim como estamos adotando a Língua Espanhola no currículo da educação brasileira, eu vou trabalhar para que Argentina, Paraguai e Uruguai, possam adotar da mesma forma, a Língua Portuguesa.

180- O senhor acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

Átila Lira- Dá sim, eu tenho uma vida privada reservada, preservada, e diferente da vida pública.

180- Quem é o candidato que o senhor quer que seja eleito governador do Piauí? O senhor pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

Átila Lira- Zé Filho… Não, de forma nenhuma [em troca de favores]. Eu sou da aliança de Zé Filho, como nosso candidato a governo e Wilson ao Senado.

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhor mesmo um secretário de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

Átila Lira- Isso é um assunto, primeiro do governador. Não posso falar sobre isso, eu penso mesmo é em ser deputado.

180- Considerações finais

Átila Lira- Reafirmar meus compromissos na área da Educação, na área Tributária e Política e pedir apoio para a nossa aliança liderada por Zé Filho, Wilson Martins, que é nosso candidato a Senado. E o 4040 sou eu, e o 40 que é da Marina, essa candidata que parece uma santa. A minha eleição tem um apoio muito grande do magistério, e poderei ser o mais votado se isso persistir. Encerrei meu trabalho na educação e parte trabalhista, com o reconhecimento público do crescimento qualitativo da Educação que é o Ideb. Entre os 27 estados, foi o que mais se destacou. Um trabalho dos professores, da formação de professores, do Mais Educação e do Tempo Integral.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.