Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Audiência Pública discute desperdício de água

Audiência Pública-Foto: Romário Mendes

Com o objetivo de discutir a utilização  e o desperdício dos recursos hídricos do município de Picos, foi realizada nesta quarta feira (26), uma audiência pública para debater com as autoridades e a população sobre os temas relacionados em alusão ao Dia Mundial da Água, ocorrido no último dia 22.

A audiência pública aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Picos, que lotou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas públicas do município, como também representantes de entidades e a sociedade em geral.

Os temas mais discutidos na audiência foram: Desperdício de água; perfuração irregular de poços artesianos e a revitalização do Rio Guaribas.

O requerimento solicitando a audiência pública foi feito pelos membros da Comissão de Saúde, os vereadores Simão Carvalho (PMDB); Valdívia Santos (PSB) e Maté (PSL). No entanto, apenas, o vereador Simão Carvalho compareceu a audiência.

Segundo Simão, foi uma das melhores audiências públicas que já foi realizada na Câmara Municipal. “Falamos muito do desperdício de água. A nossa preocupação é essa. O que nós queremos que o povo de Picos tente fazer o máximo para não desperdiçar água”, alerta o vereador.

Plenário da CMP ficou lotado-Foto: Romário Mendes

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Glauber Silva, da revitalização do Rio Guaribas, como também o desperdício de água no município e baixa do lençol freático na cidade.

Desperdício de água foi dos temas mais discutido da audiência-Foto: Romário Mendes

Na oportunidade, o secretário apresentou aos presentes um projeto intitulado de “Rio Guaribas Vivo”, que visa revitalizar o Rio Guaribas.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, também participou da audiência e parabenizou a Câmara Municipal pela audiência. “Estamos aqui discutir os problemas, buscar as soluções e, sobretudo, alertar a população sobre o desperdício da água”, conta.

Dalton Macambira, sec. estadual de Meio Ambiente-Foto: Romário Mendes

Na ocasião, a população denunciou o desperdício de água, principalmente em relação à Agespisa. Os poços artesianos perfurados de forma irregulares também foram alvo de denuncias feito pelos presentes à audiência.

Audiência Pública-Foto: Romário Mendes

Presentes

Além de Danton Macambira, Glauber e Simão Carvalho, participaram também da audiência os vereadores Edilson Carvalho (PTB) e Wellington Dantas (PT); o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz; a secretária de Planejamento, Oneide Rocha e o secretário de Agricultura, Manoel Vieira.

Sair da versão mobile