Categorias
Geral

Audiência pública vai discutir subsídio de energia rural

Os agricultores irrigantes tem reclamado da burocracia para conseguir o subsídio do governo do estado.

Sessão da câmara-Foto: Ascom
Sessão da câmara-Foto: Ascom

O Legislativo Picoense reuniu na Câmara Municipal de Picos, na tarde desta quinta-feira (07), para realização de mais uma sessão ordinária da 17ª Legislatura. Com a ausência do atual Presidente da casa, vereador Hugo Victor, que se recupera de uma cirurgia, o vereador Toinho de Chicá (PMDB) presidiu os trabalhos. Estavam presentes os parlamentares, Edilson Carvalho (PTB), Evandro Reis (PTB), Fátima Sá (PSDB), José de Arimatéia “Maté” (PSL), José Luís (PSB), Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PSB), Simão Carvalho (PMDB), Rinaldinho (PSB) e Renato (PSB).

Parlamentares aprovaram nesta quinta-feira (07/11), requerimento dos vereadores Wellington Dantas (PT), Renato (PSB) e Fátima Sá (PSDB), membros da Comissão de Educação, Cultura, Lazer e da Ordem Social, onde pedem a realização de uma audiência pública, às 17 h, no dia 26 de novembro de 2013, com representantes da SDR Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e do EMATER/PI, com a participação da sociedade civil organizada, para tratarem sobre a suspensão feita pelo Governo do Estado, do subsídio de energia rural, que muito prejudicou os produtores da zona rural.

Primeiro orador da tarde o vereador Toinho de Chicá (PMDB) relembrou reivindicação feita na sessão passada, sobre o atendimento aos pacientes que necessitam realizar cirurgias por motivos de fratura, no Hospital Regional Justino Luz. Toinho disse que esteve reunido com dirigentes do hospital, e os mesmos falaram que irão realizar um mutirão para atender a todos os pacientes que estão à espera. “Para as pessoas que não tem condições de pagar um médico, uma cirurgia, porque é muito caro”, completou.

Logo após o vereador Edilson Carvalho (PTB) continuou os debates. Em sua fala Edilson disse que esteve reunido com o Prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB) para discutir sobre projetos para o município. “Podemos ver que ele está muito otimista e muito esperançoso, no sentido de as coisas se resolvam o quanto antes”. O Líder de Governo acrescentou que na ocasião, o gestor municipal disse que em breve o tomógrafo estará instalado no HRJL. O petebista acrescentou ainda que a cidade ganhará mais uma equipe do PSF.

Em seguida Rinaldinho (PSB) solicitou da Prefeitura Municipal de Picos e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), a viabilização de tendas móveis para todos os pontos de Moto-taxistas de Picos, com o objetivo de protegê-los do sol e da chuva. Ainda no seu discurso Rinaldinho comentou sobre a não participação da Sociedade Esportiva de Picos (SEP), no campeonato estadual. De acordo com o mesmo, desde quando o time foi campeão em 1991, nunca ficou sem participar da primeira divisão do campeonato.

Dando continuidade aos discursos da tarde, o vereador Wellington Dantas (PT) leu ofício encaminhado pelo Senador Wellington Dias (PT) ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, onde solicita a criação de uma delegacia regional da Polícia Federal no município de Picos. “Vai ajudar no combate ao tráfico de drogas na nossa região e nos estados vizinhos”, disse o petista. O Parlamentar solicitou da Prefeitura de Picos, a construção de uma Igrejinha no cemitério do bairro Parque de Exposição.

A vereadora Valdívia Santos (PSB) iniciou falando do abastecimento d’água no povoado Chapada do Fio. Valdívia solicitou que a Câmara envie requerimento ao Secretário da Defesa Civil, pedindo o aumento do número de fichas na distribuição de água na localidade. “Porque não tem condição de cento e dezoito famílias sobreviver com vinte e uma carradas d’água”, destacou.

Já o vereador José Luís (PSB) requer da Prefeitura Municipal de Picos, que seja enviada uma equipe técnica para fazer estudo e elaboração do projeto complementar da pavimentação do povoado Lagoa dos Félix, compreendendo da residência de Manoel de Arcanjo até a ponte do referido povoado.

O vereador Maté (PSL) foi o sétimo a subir na tribuna do Plenário Pedro Barbosa da Silva. Maté solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, que seja construída uma Unidade Básica de Saúde do bairro Samambaia e reforma no telhado do posto de saúde do povoado Umarí.

Posteriormente a vereadora Fátima Sá (PSDB) solicitou do DMT, que sejam retiradas placas, “proibido estacionar”, que estão localizadas em frente à antiga Secretaria Municipal de Educação, na Praça Josino Ferreira, bem como, seja proibido o estacionamento de vans e micro ônibus na Rua Cel. Francisco Santos, nas proximidades da Loja GG Modas no Centro Comercial de Picos. Em outro requerimento Fátima Sá solicita do Secretário Estadual de Educação, a inclusão da disciplina filosofia, na grade curricular em todas as séries do ensino médio e a disciplina sociologia nº 1º e no 2º ano do ensino médio.

O vereador Simão Carvalho (PMDB) requer da Prefeitura Municipal de Picos, que seja feito calçamento na estrada que corta o povoado Lagoa dos Félix, iniciando na residência de Antônio Elói até a residência de Raimundo Lima. Em outro requerimento o Parlamentar requer da Presidente da República, dos Senadores, dos deputados federais que representam o Piauí e do Governador do Estado, providências no sentido de que seja perfurado um poço profundo, de 500 a 700 metros, na localidade Serra do Tanque.

Por último o vereador Evandro Reis (PTB) solicitou a interferência do Senador Wellington Dias (PT), para que seja instalada uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro Junco. “O grande Junco representa hoje mais de 40% da economia e mais de 40% da população, então merece a instalação de uma Caixa Econômica”, disse. Evandro Reis acrescentou que o bairro Paraíbinha será contemplado com uma unidade básica de saúde.

Ascom

Os comentários estão desativados.