Avião desmontado chama atenção ao passar por Picos; saiba a história da aeronave e veja fotos
Uma cena inusitada chamou a atenção de moradores e motoristas em Picos nesta semana: uma carreta transportando um avião desmontado. O fato aconteceu na Avenida Deputado Sá Urtiga, na BR-316, no bairro Bomba, e levantou a curiosidade sobre a origem e a história da aeronave. A reportagem do RIACHAONET foi atrás dos detalhes para explicar o trajeto e o passado desse gigante dos ares.
A aeronave em questão é um Boeing 727-200F, registrada como PR-AIB, que fazia parte da frota da extinta companhia aérea Air Brasil Cargo. A empresa, com sede em São Paulo, operava em várias capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus e Teresina. Entre suas principais atividades estavam o transporte de cargas para os Correios, por meio da Rede Postal Noturna (RPN), e serviços não regulares de transporte de cargas e malas postais.
A Air Brasil Cargo encerrou suas atividades em março de 2012, após uma série de problemas apontados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em novembro de 2010, a ANAC proibiu a companhia de operar devido a irregularidades, como excesso de horas de voo das aeronaves Boeing 727 e problemas de manutenção. Com isso, o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) foi cassado. Desde então, suas duas aeronaves permaneceram abandonadas no Aeroporto Internacional de São Luís, no Maranhão.
Após mais de uma década abandonado, o Boeing 727-200F desmontado passou por Picos sendo transportado por uma carreta. O trajeto na cidade incluiu a movimentada Avenida Deputado Sá Urtiga, na BR-316, no bairro Bomba, onde o avião chamou a atenção de quem passava pelo local.
O destino final da aeronave não foi divulgado, mas sua passagem pela cidade gerou grande curiosidade e comentários. Embora fora de operação há anos, o transporte dessa aeronave resgata a história de um gigante da aviação que, no passado, foi peça-chave em operações logísticas pelo Brasil.
VEJA FOTOS DA AERONAVE