ad16
DestaquesGeral

Avião de Xavier Neto cai em povoado de Eliseu Martins

Xavier Neto – Foto: Reprodução

Um avião de pequeno porte caiu no povoado Espingarda, município de Eliseu Martins (489 quilômetros de Teresina) na manhã desta terça-feira. Foi confirmada a informação chegada à Assembleia Legislativa: entre os passageiros, estava o conselheiro Xavier Neto TCE, um auditor piloto e outra pessoa ainda não identificada.

Em Teresina, o Batalhão de Corpo de Bombeiros confirmou a informação, por ter recebido informação delegacia de Elizeu Martins.

O deputado estadual, Edson Ferreira, obteve informação de que três corpos foram encontrados carbonizados no local do acidente com o avião monomotor. O parlamentar informou que os corpos estão deformados que não deu para identificar os corpos. Há informações, ainda não confirmadas, de que o avião deslocava o ex-deputado Xavier Neto, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o seu companheiro de trabalho o conselheiro Jaime Amorim.

“Tivemos essa informação de uma pessoa que foi ao local do acidente. Não há como identificar os corpos e nem o avião, pois todos estão carbonizados”, disse Edson Ferreira.

O monomotor Corisco, de quatro lugares, explodiu na Serra da Espingarda. Com o conselheiro Xavier, estaria o auditor Jaime Amorim o piloto e o copiloto, de nomes ainda não identificados. Xavier teria ido fazer uma auditoria na cidade

Perfil de Xavier Neto

Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.

Como oficial da reserva do Exército Brasileiro foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que no mesmo ano seu irmão, Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador em Regeneração (ARENA). Xavier Neto foi eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.

Na condição de presidente do Partido Liberal compôs-se com diferentes forças políticas e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou Wall Ferraz de volta para a prefeitura. Reeleito deputado em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense 1996 todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Mão Santa conquistando novos mandatos em 2002 e 2006. Em 2 de junho de 2010 foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, renunciando à sua condição de parlamentar.

Fontes: PortalAz e Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade