ad16
BairrosDestaquesGeralTodas as Notícias

Bairro Cidade de Deus: O filho órfão de Picos

[ad#336×280]O Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, surgiu no ano de 2006, quando o Governo construiu 100 casas para abrigar famílias vítimas de alagamento no inverno rigoroso daquele ano. Logo, o bairro ficou conhecido em toda a cidade como “Cidade de Deus”, uma referência ao filme homônimo de grande sucesso exibido na Rede Globo, inspirado no Livro do jornalista e escritor Paulo Lins, que retrata as mazelas de uma favela do Rio de Janeiro. A semelhança não é apenas no nome, a precariedade do bairro em diversas áreas é bem parecida com o cenário do filme.

Vista aérea do bairro Cidade de Deus - Foto: Reprodução/ Google Maps
Vista aérea do bairro Cidade de Deus – Foto: Reprodução/ Google Maps

O bairro fica localizado no extremo oeste do município, em um terreno íngreme entre os bairros Boa Vista, Passagem das Pedras e o Povoado Saquinho. Atualmente, pelo menos 150 famílias residem no Cidade de Deus e convivem com o descaço e inúmeras dificuldades  em diversas áreas. O acesso ao bairro pode ser relatada como uma dificuldade inicial, pois uma grande subida de aproximada mente 500 metros com calçamento deteriorado é a única entrada e saída. E para piorar a situação o bairro não dispõe de linha de transporte coletivo dificultando ainda mais a locomoção dos moradores.

 

Saúde

O atendimento médico do bairro divide opiniões dos moradores e já foi motivo de protestos. Em 2013 a população ficou mais de quatro meses sem atendimento médico no único posto de saúde.

“Ano passado fiquei 3 meses com um problema na perna e no braço, mas não teve médico no posto de saúde. Quando eu fui para a outra unidade, disseram que não podia atender e me encaminham para o hospital regional. Lá, eu descubro que tinha que procurar um posto de saúde e desse jeito continuei no sofrimento”, disse a dona de casa Antônia Pinheiro.

r2

 

Atualmente o posto de saúde conta com apenas duas salas, uma destinada para os atendimentos médicos e a outra para guardar os poucos medicamentos que existem no local, mas que só podem ser distribuídos com receita médica.

O atendimento médico é realizado somente as terças-feiras, por uma médica cubana do programa Mais médicos do governo federal e apenas 21 pessoas recebem esse atendimento. De acordo com o Presidente da Associação de Moradores, Francisco José De Lima Leal, mesmo com o atendimento semanal, os habitantes do bairro esboçam uma satisfação com a médica.

Saneamento

No chão, as marcas do atraso. A areia avermelhada marcam os pés descalços das crianças que jogam futebol pelas ruas do bairro. Depois de 8 anos de existência, os moradores ainda sofrem com problemas como falta de saneamento básico, falta de pavimentação das ruas, muita poeira e esgoto a céu aberto.  Buracos, esgoto a céu aberto e intensa poeira é a realidade dos moradores que enfrentam sérios problemas quanto a precariedade de ruas e avenidas principais.

Esgoto à céu aberto - Foto: Raí Júnior, Willians Sousa
Esgoto à céu aberto – Foto: Raí Júnior, Willians Sousa

r3

 

 

A falta de transporte público é outro fator que assola os habitantes, tendo os mesmo que enfrentar diariamente uma enorme subida. A única que está calçada, mesmo em estado crítico. Parte dessa via pública ainda não tem calçamento.

Educação

Outro ponto negativo do bairro é a falta de uma escola, o que obriga as crianças e adolescentes a terem que se deslocarem para outros bairros para frequentarem as aulas. Para piorar a situação, os alunos não dispõe de transporte escolar e se deslocam a pé, tendo que enfrentar a íngreme ladeira do único acesso aos bairros mais próximos. O pequeno Maurício Silva de 12 anos disse que volta da escola cansado, depois de enfrentar a longa subida todos os dias acompanhado de sua mãe.

Centro Comunitário é inaugurado no Bairro

Como gesto concreto da IV e V Caminhadas da Solidariedade e da Paz, foi inaugurado na manhã de terça, 24 de agosto de 2009, o Centro Comunitário Padre José Walmir de Lima, localizado no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, conhecido popularmente como “Cidade de Deus”.

r5

O espaço foi recebido com alegria pelos moradores, que até então não possuíam nenhum ambiente para encontros de catecismo e grupos de jovens, ou celebrações. “Com os recursos da Caminhada da Paz eles olharam para o nosso bairro e nos agraciaram com esse centro comunitário. Nós agora temos um ponto de referência, onde nos encontraremos e falaremos mais da Palavra de Deus”, afirma Francilda dos Santos Araújo, moradora e catequista do bairro.

Entre as aquisições feitas com o recurso das caminhadas está também a compra do terreno de 2 mil metros quadrados, destes, 300 foram utilizados para a construção do centro, sobrando espaço para uma futura edificação de quadra esportiva e igreja. Também foram ministradas oficinas como parte do projeto Vivendo a Vida, que capacitou os moradores com cursos de manicure, biscuit, cabeleireiro, capoeira, bordados e corte e costura.

Porem hoje as atividades foram cessadas, e os únicos eventos que acontecem com frequência no local é a missa e aulas de capoeira.

Lazer

O bairro não dispõe de nenhum local de lazer. O único ponto que servia como entretenimento para os moradores era um campo de futebol, e mesmo este hoje encontra-se tomado pelo lixo.

r6

Curiosidade

Uma curiosidade sobre o bairro Cidade de Deus, é que mais de 80% população que ganhou as casas do governo não reside mais no local. A maioria vendeu as casas para terceiros e outros alugaram os imóveis. Porem a legislação do Mistério das Cidades proíbe a venda, troca e o aluguel dos imóveis doados pelo governo.

r8

Mitos

O mito que está em volta do bairro tem haver com seu nome, já que o nome Cidade de Deus faz referência ao filme que retrata uma favela bastante perigosa no Rio de Janeiro, onde o tráfico de drogas domina e a violência faz parte do cotidiano das Pessoas.  Por causa disso geralmente associa o bairro ao mesmo ambiente do filme. No entanto segundo o presidente da associação de moradores, a muito tempo o bairro deixou de ser violento. “Aqui dormimos com portas abertas, motos em frente a casa, e ninguém mexe”, relata. Segundo o presidente inicialmente o índice de violência era maior e uma pessoa ainda foi assassinada, porem esse foi o crime de maior gravidade da história do bairro.

Economia

A economia do bairro é baseada nos pequenos comércios, bares e pequenos pontos de manufaturas. Dona Maria de Fátima é dona de um dos poucos pontos comercias do bairro, e segundo ela as vendas são pequenas e por isso o comércio enfrenta dificuldades. “Eu tenho esse comercia a pouco mais de um ano, mas a gente luta muito pra manter, porque as vendas são pequenas, e isso é porque aqui não mora muita gente”, disse.

r7

A Esperança

O presidente José Francisco destacou as principais dificuldades do bairro e apontou a falta de saneamento como a principal delas. Segundo ele, já fez várias visitas ao gabinete do prefeito pedindo uma atenção especial para que pelo menos o problema do saneamento seja sando, porem segundo ele o que tem recebido não passa de promessas. “Temos insistido nessa questão. Vou lá peço, falo do problema, mas nada é feito. O prefeito atual, e a gestão passada só nos prometiam. Mas temos a esperança de um dia ver nosso bairro com ruas pavimentadas”, disse.

Por: Raimundo N. Silva Junior / Willians Rego de Sousa

Etiquetas

16 Comentários

  1. Thanks for your submission. I would love to say that the very first thing you will need to do is determine if you really need credit restoration. To do that you need to get your hands on a replica of your credit profile. That should really not be difficult, considering that the government makes it necessary that you are allowed to receive one free of charge copy of your real credit report annually. You just have to request the right individuals. You can either find out from the website for that Federal Trade Commission or even contact one of the major credit agencies immediately.

  2. My spouse and i ended up being very happy that Michael could deal with his basic research with the precious recommendations he made through your web page. It is now and again perplexing just to be handing out ideas which some people might have been trying to sell. We realize we’ve got the website owner to thank for this. The main explanations you made, the simple website menu, the relationships your site make it easier to create – it’s mostly incredible, and it is facilitating our son in addition to us reason why the situation is interesting, and that is exceptionally pressing. Thank you for all the pieces!

  3. My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a variety of websites for about a year and am nervous about switching to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it? Any kind of help would be greatly appreciated!

  4. I like the valuable info you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and check again here regularly. I’m quite certain I will learn a lot of new stuff right here! Good luck for the next!

  5. I was just looking for this information for a while. After six hours of continuous Googleing, at last I got it in your site. I wonder what’s the Google’s issue that does not rank this type of informative web sites closer to the top. Normally the top web sites are full of garbage.

  6. Awsome post and right to the point. I am not sure if this is actually the best place to ask but do you guys have any thoughts on where to employ some professional writers? Thank you 🙂

  7. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.

  8. After study a couple of of the weblog posts in your website now, and I really like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark website listing and will be checking back soon. Pls take a look at my website as well and let me know what you think.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade