ad16
CidadeDestaquesTodas as Notícias

Bairro Morada do Sol pede socorro por falta de água

É tão complicada a vida desses moradores que eles precisam acordar durante a madrugada para poder encher reservatórios pois até nesse horário a água chega de forma escassa às torneiras.

Uma situação muito difícil para os moradores do bairro Morada do Sol. Como já não bastasse os diversos problemas de infraestrutura do bairro, ainda ter que conviver diariamente com grave problema da falta de água do bairro. Como se não bastasse todas essas dificuldades, eles ainda precisam acordar durante a madrugada para encher reservatórios pois até nesse horário, a água chega de forma escassa às torneiras.

O problema da falta de água para os residentes no Morada do Sol não é algo novo. Os habitantes sofrem há bastante tempo com essa situação.

Água virou um bem sagrado para famílias do Morada do Sol
Água virou um bem sagrado para famílias do Morada do Sol

Para Jordânia Rocha, manicure e moradora do bairro, a rotina diária é muita difícil. “Para lavar roupas eu faço na casa de familiares, principalmente na casa de minha mãe”.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O MORADA DO SOL

Para o consumo diário ela também transporta água para sua residência, pois como não há água para tal, algo precisa ser feito para garantir a presença do líquido em sua residência.

A espera pela água é uma convivência diária
A espera pela água é uma convivência diária

O que poderia ser difícil tem se tornado pior nos últimos meses. A cena mais comum no bairro são moradores trocando o dia pela noite. Dona Maria da Conceição, uma dona de casa do bairro relata muito bem o que é conviver no Morada do Sol. “Tem dia que eu só durmo de madrugada esperando a água chegar. Já teve dias que fui dormir de manhã. Duas vezes por semana por exemplo já deixo os recipientes do lado de fora para poder armazenar a água para usar nas tarefas diárias.”

Além da falta de água, a infraestrutura carece de atenção das autoridades
Além da falta de água, a infraestrutura carece de atenção das autoridades

Na parte mais ingrime do Morada do Sol tudo é ainda mais difícil, pois nesse ponto do bairro, á água não chega às torneiras. Todo o abastecimento é feito através de carros pipas que passam duas vezes por semana. A grande maioria dos moradores já deixa os reservatórios do lado de fora, aguardando o carro passar.

Fonte: Google Maps

Um morador que é o responsável pelo carro pipa nos conta a rotina dramática para fornecer a água para consumo dos moradores. “Eu abasteço com pipa que a prefeitura nos fornece. A gente vem e abastece os reservatório que  estão nas calçadas de casa em casa. Avisamos pelo carro som para que os moradores fiquem atentos.”

Cada balde vale um dia inteiro para esses moradores
Cada balde vale um dia inteiro para esses moradores

Desperdício

O que falta no bairro Morada do Sol, parece sobrar no bairro Boa Vista. Um grande vazamento é o cartão de visitas do bairro. E esse vazamento é algo que persiste há muitos meses.

Vazamentos

De acordo com o Coordenador Regional da Agespisa, Sérvio Alves, uma equipe foi enviada ao local no bairro Boa Vista para providenciar a correção do vazamento. Segundo o coordenador, um funcionário da Agespisa repassou a demanda para a empresa. Ainda de acordo com ele, por ser uma cidade grande e de relevo bastante acidentado, o grande problema para a execução do serviço seria a demora da informação chegar à instituição.

Solução para o Morada do Sol

Com relação ao problema de abastecimento do Morada do Sol, ele nos informou que um novo reservatório para o bairro está sendo construído.”Iniciamos a um cerca de um ano atrás a construção de um reservatório elevado que irá atender especificamente aquelas regiões mais altas. Esse reservatório está em fase de conclusão. Se não tiver enganado já chegamos a 90% da obra concluída, faltando apenas algumas interligações e peças para que nós possamos colocar em operação.”, disse o coordenador.

Conforme colocado, a redenção da água no Morada do Sol é a construção desse reservatório. Assim seria eliminado o problema na região, principalmente nas ruas Jerusalém e Socorro Veloso que são as mais afetadas pelo desabastecimento.

Promessas

Reservatório do bairro Belo Norte em construção (Ascom Agespisa)
Reservatório do bairro Belo Norte em construção (Ascom Agespisa)

Em janeiro desse ano, em nota publicada pelo Governo do Estado, foi divulgado que a Agespisa já havia executado 80% da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água que beneficiaria a região. Ainda segundo a nota, os bairros Belo Norte, Morada do Sol, Passagem das Pedras e Boa Vista serão beneficiados com o investimento de R$ 2,6 milhões. A previsão de conclusão dessa obra seria o mês de maio passado.

Somente no bairro Morada do Sol, a expansão da rede de água seria de 266 metros. A empresa afirmou ainda que concluiu a construção de um reservatório com capacidade para 150 mil litros e implantou uma adutora. Os serviços incluiriam ainda a  construção de uma estação elevatória de água tratada.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade