ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
GeralSaúdeTodas as Notícias

Bairro Morada do Sol recebe mutirão da hanseníase

O segundo bairro a receber o mutirão de combate e prevenção da hanseníase, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase,  foi o Morada do Sol. O evento que é desenvolvido em parceria com os acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, ocorreu na manhã desta quarta – feira, (12), das 8h ao meio dia.

Mutirão da hanseníase no bairro Morada do Sol-Foto: Marcos Valério
Mutirão da hanseníase no bairro Morada do Sol-Foto: Marcos Valério

“Nós estamos realizando o segundo mutirão para a busca ativa de casos da hanseníase, em junho nós tivemos o primeiro mutirão, foi uma pactuação que fizemos com o Ministério para três mutirões no município de Picos”, ressaltou o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentim.

De acordo com Gilberto Valentin, o mutirão esta sendo desenvolvido em bairros onde foram registrado o maior numero de casos nos últimos cinco anos. A ação tem como objetivo a busca ativa de novos casos e diagnóstico precoce para evitar as complicações como as incapacidade e deformidades.

Mutirão da hanseníase
Mutirão da hanseníase

“Nós fizemos um estudo logo que assumimos a coordenação em 2013 e identificamos os principais bairros com maior incidência da doença, tivemos uma reunião com a coordenação nacional de hanseníase em Brasília no ano passado e explicamos essa situação e eles propuseram as ações inovadoras para hanseníase em 2014 e dentro das ações inovadoras nós propomos realizar três mutirões”, frisou Gilberto Valentim.

Mutirão da hanseníase no bairro Morada do Sol-Foto: Marcos Valério
Mutirão da hanseníase no bairro Morada do Sol-Foto: Marcos Valério

Ainda segundo Gilberto Valentim, as visitas estão tendo uma boa aceitação por parte da população picoense. “Quando nós tivemos no bairro Parque de Exposição a receptividade foi muito boa, o pessoal acha muito interessante agente fazer a visita e buscar de casa em casa, então eles abrem as portas e ficam contente que ou.você vai investigar a saúde deles, ate porque é um processo preventivo para evitar as complicações e as sequelas que a doença pode deixar no paciente, destacou.

O próximo bairro a receber o mutirão será o São José.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade