ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Baixo nível de água em lago põe em risco dezenas de tartarugas no bairro Pedrinhas

[ad#336×280]O período de estiagem que assola a região do semiárido nordestino está a cada dia acarretando em sérios prejuízos ao meio ambiente, a fauna e a flora por mais adaptada a situação climática da região não é suficiente para a sua sobrevivência, já que os períodos sem precipitações pluviométricas estão cada vez mais longos.

A água cada vez mais escassa põe em risco a vida de animais que dependem diretamente desta fonte para sobreviver, é o caso dos cágados, tartarugas de água doce, uma espécie típica da região e de hábitat aquático geralmente encontrado em lagos, rios e riachos temporários da região semiárida.

Lago está praticamente seco-Foto: Fabrício Sousa
Lago está praticamente seco-Foto: Fabrício Sousa

Um lago que a muitos anos, mesmo que bastante poluída, foi uma área bastante habitada por estes animais no bairro Pedrinhas, zona leste do município de Picos, atualmente se reduz a uma pequena poça de lama, o que está afetando diretamente os cágados que buscam sem destino uma nova fonte de sobrevivência.

O que agrava ainda mais a problemática é o fato de o lago, agora quase não mais existente, estar localizado as margens de uma via bastante movimentada, e o intenso trafego de veículos atropela dezenas destes animais todos os dias. Frequentemente é possível encontrar estes animais invadindo residências e percorrendo as ruas do bairro em busca de áreas alagadas.

Tartaruga morta-Foto: Fabrício Sousa
Tartaruga morta-Foto: Fabrício Sousa

Cágado é um nome genérico que designa as tartarugas de água doce, com patas dotadas de membranas interdigitais, unhas, casco mais achatado e pescoço mais longo.

Por Fabrício Sousa

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade