ad16
Geral

Bancada define áreas de atuação para segundo semestre

banc_fer1374194463
Decisão das linhas de atuação – Foto: Reprodução

Inclusão do Piauí no Projeto de Integração da Bacia do São Francisco, melhoria da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica em todo o estado e duplicação das BRs 343 e 316 nas saídas de Teresina. Essas são as ações consideradas prioritárias pela bancada federal piauiense e pelas quais deve trabalhar no próximo semestre.

O coordenador da bancada, deputado federal Jesus Rodrigues (PT), adianta que senadores e deputados traçaram estratégias para alcançar esses objetivos, como audiências nos ministérios de Minas e Energia, Integração, Transportes e Saúde. Os parlamentares também planejam uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar sobre demandas da pasta.

Jesus Rodrigues assumiu a função de coordenador em fevereiro deste ano e avalia que o primeiro semestre foi produtivo. Para o líder, a bancada pode comemorar algumas vitórias, como o anúncio feito pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, de que o Governo Federal vai licitar o estudo de viabilidade técnica do Eixo Oeste do Projeto de Integração do São Francisco.

Além disso, o início das atividades da Fiocruz-Piauí, unidade da Fundação Oswaldo Cruz que começa a atuar no estado com a formação de pessoal na área da Saúde, através da oferta de um Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza.

Parte de emenda de bancada, no valor de R$ 1 milhão e 49 mil, foi empenhada e deve ser utilizada na elaboração de projeto para a construção de um prédio da unidade, que conta com terreno cedido pela Universidade Federal do Piauí, na Avenida Presidente Kennedy.

“Isso se deve graças a uma atuação conjunta pautada no desejo de levar melhorias para o povo piauiense. Independente de partido, a bancada luta pelo que é importante para o Piauí”, frisou.

A bancada também realizou nesse primeiro semestre duas importantes reuniões, uma na Universidade Federal e outra na Universidade Estadual do Piauí, destinadas a conhecer os projetos de ambas que precisam de recursos federais. O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, apontou várias obras, como a construção de Departamentos de Música e de Morfologia. O reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira, ressaltou a necessidade de investimentos em expansão.

Os parlamentares se comprometeram em buscar a liberação de emenda de bancada para a UESPI, no valor de R$ 24 milhões. “Esse recurso deverá ser utilizado em infraestrutura, construção, reforma, aquisição de mobiliário para laboratórios e acervo bibliográfico”, afirmou Jesus Rodrigues.

Em agosto, a bancada deverá visitar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para construir um diálogo em relação ao Programa Luz para Todos, já que o órgão suspendeu ações do programa em dezenas de municípios da região Sudoeste do estado, impedindo a realização de mais de dez mil ligações domiciliares que estavam em andamento.

“Temos muito trabalho pela frente e eu acredito que a bancada deve se manter unida para que possamos ter êxito em cada um desses assuntos. São pleitos de grande relevância para a população”, concluiu Jesus Rodrigues.

Fonte : Portal O Dia

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade