Bancada define áreas de atuação para segundo semestre

Inclusão do Piauí no Projeto de Integração da Bacia do São Francisco, melhoria da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica em todo o estado e duplicação das BRs 343 e 316 nas saídas de Teresina. Essas são as ações consideradas prioritárias pela bancada federal piauiense e pelas quais deve trabalhar no próximo semestre.
O coordenador da bancada, deputado federal Jesus Rodrigues (PT), adianta que senadores e deputados traçaram estratégias para alcançar esses objetivos, como audiências nos ministérios de Minas e Energia, Integração, Transportes e Saúde. Os parlamentares também planejam uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar sobre demandas da pasta.
Jesus Rodrigues assumiu a função de coordenador em fevereiro deste ano e avalia que o primeiro semestre foi produtivo. Para o líder, a bancada pode comemorar algumas vitórias, como o anúncio feito pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, de que o Governo Federal vai licitar o estudo de viabilidade técnica do Eixo Oeste do Projeto de Integração do São Francisco.
Além disso, o início das atividades da Fiocruz-Piauí, unidade da Fundação Oswaldo Cruz que começa a atuar no estado com a formação de pessoal na área da Saúde, através da oferta de um Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza.
Parte de emenda de bancada, no valor de R$ 1 milhão e 49 mil, foi empenhada e deve ser utilizada na elaboração de projeto para a construção de um prédio da unidade, que conta com terreno cedido pela Universidade Federal do Piauí, na Avenida Presidente Kennedy.
“Isso se deve graças a uma atuação conjunta pautada no desejo de levar melhorias para o povo piauiense. Independente de partido, a bancada luta pelo que é importante para o Piauí”, frisou.
A bancada também realizou nesse primeiro semestre duas importantes reuniões, uma na Universidade Federal e outra na Universidade Estadual do Piauí, destinadas a conhecer os projetos de ambas que precisam de recursos federais. O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, apontou várias obras, como a construção de Departamentos de Música e de Morfologia. O reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira, ressaltou a necessidade de investimentos em expansão.
Os parlamentares se comprometeram em buscar a liberação de emenda de bancada para a UESPI, no valor de R$ 24 milhões. “Esse recurso deverá ser utilizado em infraestrutura, construção, reforma, aquisição de mobiliário para laboratórios e acervo bibliográfico”, afirmou Jesus Rodrigues.
Em agosto, a bancada deverá visitar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para construir um diálogo em relação ao Programa Luz para Todos, já que o órgão suspendeu ações do programa em dezenas de municípios da região Sudoeste do estado, impedindo a realização de mais de dez mil ligações domiciliares que estavam em andamento.
“Temos muito trabalho pela frente e eu acredito que a bancada deve se manter unida para que possamos ter êxito em cada um desses assuntos. São pleitos de grande relevância para a população”, concluiu Jesus Rodrigues.
Fonte : Portal O Dia