Geral

Barragem Poço de Marruá baixa nível, mas garante abastecimento

anuncio17 UNIFSA
Barragem de Marruá, em Patos
Barragem de Marruá, em Patos

Mesmo sem chover na região há praticamente um ano, a barragem Poço de Marruá, no município de Patos do Piauí, a 80 quilômetros de Picos, mantém em seu reservatório mais de 200 milhões de metros cúbicos de água e não há risco de desabastecimento nos municípios atendidos por sua adutora. O volume de água no local baixou cerca de 9 metros.

“Não há a menor possibilidade de a barragem secar”, garante o engenheiro Norbelino Lira de Carvalho, responsável pelo projeto de construção da obra. Segundo ele, a profundidade do lado no momento é de cerca de 42 metros. ”É água que não acaba mais”.

Inaugurada pelo governador Wilson Martins, em junho de 2010, o Poço de Marruá barra os rios Marçal e dos Porcos e garante a perenização do rio Itaim, que diariamente recebe 5 metros cúbicos de água liberados de seu reservatório.

Nos cálculos de Norbelino Lira de Carvalho, como a profundidade do lago chega a 48 metros, em cinco anos de invernos irregulares a barragem ainda terá pelo menos a metade de seu reservatório preservado, o que corresponde a cerca de 140 milhões de metros cúbicos de água, o que garante a continuidade do abastecimento dos municípios de Simões, Caridade, Jacobina, Patos e Curral Novo que, juntos, somam uma população de cerca de 20 mil pessoas. “Daqui para frente, o nível não deverá baixar mais de dois metros por ano de seca, já que o solo do lago vai passar a absorver menos água”, explica.

Com capacidade para acumular 293,4 milhões de metros cúbicos de água, a barragem possui uma bacia hidráulica superior a 1,8 mil hectares e um sangradouro de 200 metros de largura. Ao perenizar o rio Itaim, Poço de Marruá permite a irrigação de 5 mil hectares.

Fonte: Ccom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.