ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Beleza em dia: Você sabe qual é o hidrante certo para o seu tipo de pele?

Os hidratantes variam conforme o tipo de pele - Foto: Reprodução

Vários fatores podem fazer com que a pele fique desidratada. As variantes climáticas como o vento, as mudanças bruscas na temperatura e o ar seco favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo seu grau de hidratação. Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo naturalmente.

Uma pele seca, desidratada pode ter a sua função de proteção comprometida, além de ser também um problema estético, pois seu aspecto é opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação.

Alguns cuidados são de fundamental importância para manter a hidratação da pele além de tomar bastante água: evitar banhos quentes e muito demorados, não utilizar sabonetes alcalinos em excesso e não dispensar um bom hidratante.

Aliás, vários são os princípios ativos utilizados em produtos de ação hidratante. Existem as substâncias que promovem uma hidratação ativa da pele, como a ureia, as ceramidas, a elastina, o ácido hialurônico. Já os agentes de oclusão impedem a perda de água através da pele. São ativos de ação oclusiva os óleos vegetais (abacate, macadâmia, maracujá, malaleuca, prímula), lanolina e os silicones.

As pessoas com pele oleosa devem preferir hidrantes à base de gel, gel creme ou loção oil free. Já as pessoas com pele seca podem usar produtos em creme ou loção cremosa. Atenção, muitas pessoas cuidam da pele, mas quase sempre sem orientação médica ou de um especialista, portanto a dica é procurar conhecer sua pele antes de qualquer cuidado.

A melhor hora para passar o creme hidratante é após o banho, quando toda a oleosidade da pele foi retirada e os poros estão abertos.

Por que devo hidratar a minha pele?

Eis a seguir alguns motivos pelos quais não devemos esquecer-nos de hidratar nossa pele diariamente:

– Evita o ressecamento, mantendo a umidade natural e a regeneração dos tecidos;
– Melhora a luminosidade, pois uma nutrição adequada devolve viço à pele;
– Protege contra a poluição, pois neutralizam os radicais livres e diminuem os danos oxidativos causados por tais agressões;
– Previne manchas, os hidratantes, principalmente os que contêm FPS podem ajudar não só a prevenir como também a clarear manchas, além de manter as propriedades da pele;
– Evita o envelhecimento precoce, pois uma pele nutrida regularmente retarda esse processo muito ligado à perda da hidratação natural.

Portanto vamos ficar atentos a esses cuidados indispensáveis para manter uma pele mais bonita durante o ano todo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade