EconomiaMunicípios

BNB abre crédito para agricultores atingidos pela estiagem no Piauí

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O Banco do Nordeste (BNE) disponibilizará mais R$ 350 milhões para produtores afetados pela seca na região. De acordo o superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil, Francisco Lopes, os produtores do Piauí que foram prejudicados pela estiagem já podem procurar o Banco para participar do programa.

Já são R$ 2,7 bilhões em recursos para dar crédito aos agricultores no Nordeste.

Segundo o superintendente, o valor destinado para cada estado da região será de acordo com a demanda. “Quanto mais cedo o agricultor vier em busca dos recursos, mais rápido será a aprovação do crédito. Os valores serão de acordo com a capacidade de produção do agricultor”, informa Lopes.

No Piauí mais de 39 mil agricultores já participam do programa que tem como fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Dos recursos disponibilizados para financiamento, uma parte destina-se a agricultores enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e também serão empregados em operações com mini e pequenos produtores não classificados no programa.

Para os agricultores em débito com o Banco, mas que produzem em cidades com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, terão a prorrogação das dívidas.

“A medida também contempla clientes do Banco do Nordeste e é válida para os produtores rurais que estavam adimplentes até 31 de dezembro de 2011, data anterior à seca. De acordo com o normativo, agricultores familiares, atendidos pelo Pronaf, poderão prorrogar parcelas, com vencimento entre 2012 e 2014, por até 10 anos, sendo o primeiro pagamento em 2016, e ainda terão 80% de rebate sobre a dívida”, informou Francisco Lopes.

O superintendente disse ainda que os agricultores devem apresentar suas propostas para financiamento até o dia 31 de maio. “Além de poder ir à sede do BNE mais próximo de sua casa, também estamos com uma equipe técnica fazendo visitas aos municípios afetados pela estiagem para mostrar as possibilidades de crédito para o agricultor”, afirmou Lopes.

Fonte: G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.