ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesGeral

Boato sobre Bolsa Família leva centenas de pessoas à Caixa em Picos

[ad#336×280]Um boato envolvendo o possível fim do programa Bolsa Família gerou confusão e caos em pelo menos 12 estados brasileiros neste final de semana. Centenas de pessoas da região de Picos foram enganadas.

A confusão começou quando foi disseminada a notícia falsa de que a presidente Dilma Roussef teria liberado um abono para as mães beneficiárias do programa. O valor extra seria pago em virtude do Dia das Mães, comemorado no último dia 11 de maio.

“Disseram que era um presente da Dilma, um presente no valor de R$ 150”, conta Albanesa Clarinda Barbosa, de Itainópolis. Segundo ela, muitas outras pessoas se deslocaram do município até a cidade de Picos em busca do benefício.

Multidão tomou conta das agências da Caixa no final de semana - Foto: Jucilene Silva
Multidão tomou conta das agências da Caixa no final de semana – Foto: Jucilene Silva

Outras pessoas que também se dirigiram a uma das agências da Caixa  na cidade afirmaram ter ouvido que a liberação dos pagamentos era o indicio de que o programa de distribuição de renda chegava ao fim.

“Eu acho que vai acabar a Bolsa Família porque Dilma não dá nada a ninguém, não”, relata Francilma Borges de Carvalho. De Paquetá do Piauí, ela veio a Picos neste domingo acompanhada por outras pessoas, todos em busca do dinheiro que marcaria o fim do Bolsa Família.

Governo vai investigar fonte dos rumores - Foto: Jucilene Silva
Governo vai investigar fonte dos rumores – Foto: Jucilene Silva

Outra vítima do boato, o senhor Raimundo Antônio da Silva veio de Carcará, foi informado pelos vizinhos de que precisava se dirigir com urgência até uma agência da Caixa para sacar o benefício. Após esperar horas na fila, ele afirmou desconhecer que a notícia era, na verdade, um boato.

Os rumores tiveram início na noite do sábado e adentraram o domingo. Nas primeiras horas desta segunda-feira ainda era possível identificar pessoas nas filas dos caixas eletrônicos das agências da Caixa em Picos.

Tumulto registrado na Caixa na noite do último sábado - Foto: RiachaoNet
Tumulto registrado na Caixa na noite do último sábado – Foto: RiachaoNet

Notícia falsa

Por telefone, o gerente da Caixa em Picos, Marcondes Barros, afirmou que tudo não passou de um mal entendido. Ele explicou que os pagamentos do programa obedecem a um calendário que foi modificado recentemente em virtude de mudanças na identificação social dos beneficiários.

Uma entrevista coletiva com o superintendente regional da Caixa na região de Picos deve ocorrer ainda esta manhã. A intenção é explicar ao público através dos meios de comunicação o que aconteceu e que medidas estão sendo tomadas para evitar e diminuir o tumulto.

O governo federal já se manifestou através da ministra da Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que reiterou neste domingo (19) que “não existe qualquer possibilidade” de suspensão do programa Bolsa Família.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade