ad16
AutoPECASonline24.pt
BocainaDestaquesGeralMunicípiosTodas as Notícias

Bocaina: População raciona água e teme que barragem seque totalmente

[ad#336×280]A quantidade de água que está sendo liberada pela Barragem de Bocaina, é insuficiente para irrigar o plantio de feijão e outras culturas. A seca já levou a perda de 80% da safra de todo o semiárido e 60% do rebanho morreu. Pelo menos 25 açudes estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), na região de Picos.

Comunidades ribeirinhas da zona rural de Sussuapara, município próximo a Bocaina que também é abastecido pela barragem, estão convivendo com a escassez e fazendo racionamento com receio de que a água da barragem não seja suficiente para suprir as necessidades mínimas.

Nível baixo da Barragem de Bocaina-Foto: Cidade Verde
Nível baixo da Barragem de Bocaina-Foto: Cidade Verde

O agricultor Sebastião Barros afirma que estão regrando a água. “Tem dia que não corre uma única gota de água no leito do rio. Estamos regrando a água com medo da barragem secar até chover de novo”.

Na comunidade São João da Varjota, em Bocaina, o gado já se alimenta de pasto seco. A água do açude usada para o consumo animal não chega as propriedades. Construções antes submersas começam a ressurgir.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade