Calçada do Hospital Dr. Oscar vem sendo usada como depósito de lixo
A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios – popularmente conhecida como o Hospital Dr Oscar – está sofrendo, aproximadamente há uma década, com uma situação que está prejudicando a saúde da população, dos funcionários da instituição e até mesmo dos pacientes. Acontece que a calçada lateral do Hospital está sendo utilizada como depósito de lixo.
Segundo o Coordenador de Enfermagem do Hospital, Jackson de Moura Martins, a Casa de Saúde tem uma política rigorosa de gerenciamento de lixo (tanto de resíduo infectante como de resíduo comum), no qual é baseada nas normas da ANVISA e do CONAMA. Porém, ao contrário das medidas tomadas pela instituição, os moradores, que vivem na rua lateral da unidade de saúde, a João XXIII, insistem em jogar o lixo doméstico na calçada do local, colocando em risco a sua própria saúde e das pessoas que passam por lá.
O primeiro impacto causado é a poluição ambiental que causa mau cheiro, poluição do solo, água empossada e em tempos chuvosos, a água da chuva fica represada no local, tornando-se foco de dengue. O segundo impacto é à infestação de moscas que são atraídas pelo lixo, essas acabam ajudando a proliferar casos de diarreia e demais doenças pela região.
O Hospital Dr Oscar, por ser uma instituição cirúrgica, faz dedetizações regularmente para controlar o fluxo de moscas, mas essa ação está sendo atrapalhada graças a situação que se instalou em sua calçada lateral.
O Hospital trava uma luta antiga contra as pessoas que, de alguma forma, contribuem com essa situação. Já chegaram a ser contratados fiscais para multar os cidadãos que despejassem seu lixo no local, porém a medida não foi suficiente.
Medidas
Na manhã desta quarta-feira (14), a administração da Casa de Saúde se dirigiu até a Secretaria do Meio Ambiente para que alguma providência fosse tomada. O hospital enviou ainda um ofício ao órgão. A secretaria, por sua vez, formalizou a denúncia e prometeu tomar as medidas cabíveis o mais rápido possível, essas são: instalação de placas sinalizadoras que proíbem jogar lixo no local, e se necessário à contratação de um fiscal que irá multar todos que praticarem esse ato.
A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios presa pela saúde da população picoense, de seus funcionários e pacientes e está tomando todas as medidas cabíveis para acabar de vez com esse problema. Porém é necessário que os cidadãos tomem ciência da gravidade da situação. Mais do que isso, é preciso que se conscientizem e façam sua parte para conceder melhores condições de vida para quem vive, trabalha e passa por aquele local.
Por Bruna Ravena Aguiar