Câmara de Geminiano realiza audiência pública sobre o despejo do lixo de Picos no município
O presidente da Câmara de vereadores de Geminiano, vereador Ranilson Moura, convocou uma audiência pública na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, para discutir um termo de cooperação técnica entre as prefeituras de Picos e Geminiano que firma acordo para que todo o lixo coletado na cidade de Picos seja despejado no aterro localizado na localidade Cacimbinha, zona rural de Geminiano.
A audiência foi convocada com o apoio dos vereadores Milton Vieira, Chico Antão, Luiz Gonzaga e Erismar Gonçalves (Novinho). Diversas lideranças de setores produtivos, organizações sociais e da sociedade civil organizada compareceram na audiência e fizeram uso da palavra pedindo providências e explicações por parte do poder público municipal.
“Nós convocamos essa audiência atendendo a um chamado popular. Porque entendemos que uma decisão como essa, de fazer a cidade como depósito de lixo de outra cidade, tinha que ter consultado a nossa população e a Câmara de vereadores que é a representação do povo. Nós não somos depósitos de lixo”, disse o presidente Ranilson Moura.
Durante o evento público também foi apresentado o termo de cooperação assinado pelos gestores das duas cidades no dia 19 de setembro de 2022 com validade de 2 anos. O acordo foi feito depois que a prefeitura de Picos foi proibida pelo Ministério Público de depositar resíduos sólidos no aterro da Comunidade Val Paraiso.
O setor jurídico do poder legislativo de Geminiano apresentou um levantamento de dados sobre as proporções do lixo que vem sendo depositado no lixão da Cacimbinha. De acordo com os dados, um mês de coleta de lixo em Picos equivale a um ano de lixo coletado em todo o município de Geminiano.
“O que muito me admira é que a Prefeitura de Geminiano não consegue da um destino correto nem do lixo que é produzido aqui, imagine agora querer fazer isso com lixo de uma cidade grande como Picos. Isso é inadmissível”, disse o vereador Chico Antão.
O empresário Jailson Campos, candidato a prefeito na eleição de 2020, esteve na audiência e destacou que o grande volume de resíduos sólidos despejados na Cacimbinha tem provocado transtornos e violado as regras ambientais. A começar pelos limites do terreno que foram estabelecidos pelo IBAMA visando a proteção ambiental que está sendo infringido.
O prefeito Erculano Carvalho foi convocado para a audiência, mas não compareceu, nem mandou representante. Nossa equipe tentou contado com o gestor, mas não tivemos respostas.