ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Câmara de Picos realiza sessão solene em alusão ao Dia do Advogado

O dia 11 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Advogado. Na ocasião, profissionais picoenses receberam homenagens na Câmara de Vereadores pelos serviços prestados à sociedade picoense.

A Câmara Municipal de Vereadores de Picos realizou, na noite desta quinta-feira (26), sessão solene em alusão ao Dia do Advogado, celebrado anualmente em 11 de agosto. Na ocasião, profissionais da área foram homenageados pelos serviços prestados à sociedade picoense.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha, a advocacia tem uma grande responsabilidade sobre a vida dos seres humanos e que estão em defesa daqueles que precisam de alguém que possam defendê-lo O advogado toma essa postura, e revestido dessa outorga, dada pelo direito, eles fazem a diferença e dão a liberdade à aquelas pessoas que precisam, bem como os defende sempre que há uma necessidade desse interventor. Então, o advogado tem um papel fundamental na vida da sociedade”, pontuou.

Vereador Chaguinha – Foto: Ascom

O presidente da OAB-PI, subsecção de Picos, Kleber Curica, agradeceu o reconhecimento que os vereadores tiveram para com os advogados picoenses ao celebrar a data. Firmou ainda a importância de manterem um relacionamento estreito.

“Isso nos representa reconhecimento de uma luta que vem desde 1827, quando foi implantado o primeiro curso de Direito. Esse reconhecimento só engrandece nossa classe e por isso agradecemos. Estamos muito felizes e lisonjeados pela homenagem feita através da Câmara Municipal. Procuramos sempre manter uma relação de diálogo com nossos vereadores, porque acreditamos que, dialogando, nós conseguimos avançar e conquistar espaço”, pontuou.

A advogada Desterro Matos discursou representando todas as mulheres homenageadas da noite. Ela destacou a luta das mulheres na advocacia. “Hoje, nós mulheres, estamos aqui sendo homenageadas por essa brilhante profissão, que é a advocacia. Eu costumo dizer que a advocacia é para quem tem sangue no olho e para quem tem coragem realmente de exercer, porque é o mundo muito competitivo e na maioria das vezes são os homens que se sobressaem. Mas nós (mulheres) estamos de parabéns nesta noite e queremos agradecer a Câmara Municipal de Picos por estar homenageando as mulheres em comemoração ao Dia do Advogado”, frisou.

O advogado Agrimar Rodrigues declarou que a homenagem significa um reconhecimento do papel da advocacia na sociedade. “O advogado é o ministro da cidadania. É aquele que recebe, em primeira mão, conflitos da sociedade e leva para o judiciário resolver. Então é o primeiro e o mais importante instrumento de pacificação social”, disse.

A Conselheira Federal da OAB, Andreya Lorena, em seu discurso, parabenizou a homenagem e declarou que, por onde passa, a advocacia picoense tem se destacado como forte e que, no país inteiro, advogados precisam se esforçar para serem como os de Picos.

“Quero parabenizar todos os vereadores por este momento de congratulação que afirma à sociedade que as instituições funcionam, são democráticas e defendem a cidadania. A advocacia de Picos é reconhecida como forte, corajosa, no país inteiro. Quero dizer que tenho testemunhado que a advocacia que se investe nessa cidade é pujante, criativa, robusta. Não fica atrás de nenhum esta do país. Muito pelo contrário, eles que têm que correr muito para se igualarem com a gente”, afirmou.

Esteve presente, também, na solenidade, o advogado Carlos Júnior, presidente da subsecção do município de Barras, norte do Piauí. Ele veio para visitar alguns amigos da classe, na intenção de buscar aliança para sua pré-candidatura à OAB-PI. O mesmo enalteceu o reconhecimento que tem sido dado aos colegas de mesma classe profissional.

“O advogado é a ferramenta social do reconhecimento de direitos do cidadão. Não se faz justiça no Brasil e nem no mundo sem a figura do advogado. É preciso enaltecer essa classe, dando as mãos aos poderes. Isso é importante para que haja respeito ao profissional. Fico muito feliz por estar em Picos, sendo abraçado pelos advogados da região, e vendo o reconhecimento dos vereadores aos profissionais daqui”, pontuou.

Quatorze profissionais em advocacia foram homenageados pela Casa de Vereadores, sendo 9 homens e 5 mulheres.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade