ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Câmara Setorial do Caju promove encontro com cajucultores da região de Picos

[ad#336×280]Foi realizada na manhã desta quarta-feira (6) na sede do Sebrae em Picos uma reunião com os produtores de caju da região e representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do  Caju e Derivados do Piauí. O encontro foi o primeiro do ano de 2013.

Durante a reunião foram discutidos assuntos e propostas de interesses da classe. Vários cajucultores e representantes de 24 instituições estaduais compareceram ao evento e participaram efetivamente sempre questionando e fazendo suas colocações.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Aurino Guimarães Nunes, no encontro foram discutidos os problemas da cajucultura. Segundo ele, a missão da Câmara é articular junto aos produtores, aos parceiros sugerir ações junto ao governo do estado e buscar parcerias para programar ações para amenizar as dificuldades que o setor vem passando.

“A cajucultura não é tão simples, então precisamos que o governo nos ajude a doar mais mudas de caju assuntos que estamos discutindo e vamos tratar da questão do zoneamento e vamos cobrar a implantação do mais possível desse projeto”, frisou.

Vários produtores compareceram ao encontro-Foto: Romário Mendes
Vários produtores compareceram ao encontro-Foto: Romário Mendes

Presente no evento, o presidente da Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi) Jocibel Belchior Bezerra fala que o encontro é de fundamental importância para Cocajupi como também para todos os cajucultores do Piauí. “Estamos discutindo agora com vários parceiros envolvidos na cajucultura, com agricultura familiar e estamos reunidos para discutir saídas e novas alternativas para a cajucultura do estado do Piauí”, conta.

Ele conta que os produtores estão sofrendo com a estiagem e lamenta que a crise esteja acontecendo no momento em que a Cocajupi está fazendo suas primeiras exportações dos produtos. “Estas parcerias são importantes porque podemos buscar investimentos para os nossos produtores”, conta.

A estiagem pode comprometer a safra de caju para o ano de 2013. No ano passado a perda foi em torno de 80% e esse ano a perspectiva é que a safra fica reduzida.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade