ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Campanha contra febre aftosa segue até dia 30 de maio

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que teve início dia 1º segue até o dia 30 de maio.  O produtor tem até o dia 30 para comprar a vacina e até o dia 15 de junho para realizar a certificação.

O coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) de Picos, o médico-veterinário Gerlan Vieira de Sousa, informou que os criadores já podem se direcionarem as revendas de vacina da cidade para vacinarem seus rebanhos. “O produtor pode comprar, vacinar seu rebanho e depois trazer a nota fiscal até o escritório da Adapi para fazer a certificação”, disse.

O coordenador ressaltou ainda que o criador tem a obrigação de vacinar seu rebanho. Segundo ele, o criador que não cumprir essa obrigação pode ser submetido às penalidades cabíveis.

Coordenador da Adapi de Picos, o médico-veterinário Gerlan Vieira de Sousa-Foto: Romário Mendes
Coordenador da Adapi de Picos, o médico-veterinário Gerlan Vieira de Sousa-Foto: Romário Mendes

De acordo com Gerlan, após a certificação os técnicos da Adapi irão a algumas propriedades do munícipio para coletar sangue dos bovinos que posteriormente será encaminhado ao Ministério da Agricultura realizar para realizar alguns testes. “Esses testes determinarão se o produtor realmente está vacinando seu rebanho”, frisou.

Brucelose

Gerlan informou ainda que desde o dia 1º de janeiro os criadores já podem vacinar o seu rebanho bovino fêmea com idade de 3 a 8 meses contra a brucelose. Ele explica que o animal só pode ser vacinado por um veterinário, uma vez que a doença pode ser repassada do animal para o ser humano.

Para vacinar o rebanho o criador tem que procurar o veterinário cadastrado na Adapi. “O produtor vai comprar a vacina, posteriormente o veterinário irá vacinar o rebanho e irá dá um atestado ao criador para ser entregue na Adapi”, concluiu.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade