ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralTodas as Notícias

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa em maio

Em todo o Piauí, a partir do dia 01 de maio será iniciada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha promovida pela  Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) é destinada a imunizar o rebanho bovino.

Segundo o cronograma da campanha, os animais poderão ser vacinados até 31 de maio, e as certificações do rebanho até 15 de junho.

Vacinação contra febre Aftosa
Vacinação contra febre Aftosa

O veterinário da ADAPI em Picos, Edilton Pedro da Silva, explica que atualmente o Estado do Piauí é uma zona livre de febre aftosa. Este selo é devido a cobertura vacinal nas edições anteriores terem atingido quase a totalidade do rebanho.

“A campanha em Picos não será apenas com a vacinação. Teremos um trabalho de conscientização junto aos criadores, com palestras e visitas às propriedades”, disse o veterinário.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, que causa febre e vesículas (aftas) na boca e pés de animais de casco fendido. Além dos prejuízos ocasionados pela diminuição da produção de leite, perda de peso e por se tornarem animais inapropriados para reprodução.

Penalidades

O criador do rebanho que não vacinar seu rebanho estará sujeito a pagar multas, assim como para a inviabilidade de compra, venda e movimentação dos animais.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade