ad16
GeralMunicípios

Campanha de vacinação contra febre aftosa em Picos encerra nesta sexta (15)

Raimundo Barbosa de Moura, veterinário da Adapi em Picos-Foto:Romário Mendes

A Agência Agropecuária do Piauí (ADAPI) está realizando nesses últimos dias a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha que teve inicio no dia primeiro de junho e termino no dia 30 deste mês para vacinar o gado, vai encerrar  a certificação nesta sexta-feira (15).

Alguns criadores estão inadimplentes, ainda não se deslocaram  ao escritório da Adapi em Picos para realizar a certificação. Através dessa certificação que as sedes de Teresina e o Ministério da Agricultura ficam sabendo do índice de vacinação do estado Piauí.

Segundo Raimundo Barbosa de Moura, veterinário da Adapi em Picos, a antecipação da campanha de vacinação da febre aftosa foi por motivo da sorologia (coleta de sangue dos animais), na qual produtores foram selecionados e através dessa sorologia que vai saber, a situação do Piauí em relação à febre aftosa. “Estamos com os índices de vacinação com 98% e o ministério exige 95%, então estamos na faixa adequada pra essa mudança de nível, e em brevemente nós vamos passar  livre de aftosa com vacinação”, frisou.

O veterinário diz ainda que a região de Picos tem atendido o índice. Segundo ele o escritório está bem frequentado nesses últimos dias de certificação, ao todo são 11 municípios que fazem parte da campanha na sede em Picos. “Não deixe para última, porque se você não certificar corre o risco de receber uma multa”, explica.

Há 15 anos que não é detectado um caso de febre aftosa no Piauí e para evitar que a doença entre no estado campanhas de vacinação são feitas todo ano.

 

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade