ad16
GeralSaúde

Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado (8) em Picos.

Vacinação contra Polio
Vacinação contra Polio

No município de Picos, mais de 5.000 crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, começa neste sábado, dia 8, e segue até o dia 21 de junho. Em Picos, o objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é que cerca 95% das crianças sejam imunizadas em toda a cidade com duas gotas da vacina ingeridas via oral.

Este ano a vacinação será realizada em apenas uma etapa, diferente dos anos anteriores, quando eram duas fases. O publico alvo da campanha é crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade. De acordo com uma das Coordenadoras de Imunização, Conceição Portela, a campanha vai acontecer em todos os postos que de saúde, das 8 às 17 horas.

“Dia 8 de junho vai ser a 34º campanha nacional contra a poliomielite, nos sabemos que a poliomielite não existe mais nas Américas, nem na Europa, mas no Brasil ainda tem o compromisso de fazer uma campanha anualmente, então o Ministério da Saúde ele estipula o mês de junho no período do dia 8 ao dia 21 para estar fazendo a Campanha Nacional contra a Poliomielite, então o dia “D” vai ser dia 8, com abertura oficial no Lions Club, localizado na R. São Sebastião, 52, ao lado da Escola Normal Oficial de Picos, a partir das 8 horas”, ressaltou Conceição Portela.

A Secretaria Municipal de Saúde estará totalmente engajada na Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. A novidade para este ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Segundo a coordenadora, Luana Luz, os pais ou responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança quando forem aos postos de vacinação.

“Agente vai estar vendo as vacinas que estão atualizadas, algumas vacinas que estão atrasadas, as equipes do Programa de Saúde da Família – PSF estarão administrando e marcando para um outro momento, assim agente consegue atingir nossas metas em cima da campanha da Pólio, e os pais também atualizando seus cartões de vacina”, ressaltou Luana Luz.

A Secretaria Municipal de Saúde organizou na tarde de terça-feira (04/06) o treinamento para os enfermeiros, técnicos e alguns coordenadores do órgão. O encontro, na Casa Brasil, objetivou capacitar os servidores e passar informações técnicas da campanha.

De acordo com a coordenadora, Conceição Portela, a partir do dia 10 de junho a população da Zona Rural estará recebendo a dose da vacina. “Como a campanha é do dia 8 a 21 de junho, agente sistematiza na segunda – feira, que é dia 10, para todos os PSF, então agente vai atender o chamamento dos PSF, com agendamento para levar para as crianças da zona rural, então os pais não precisam se deslocarem ate a cidade para vacinar contra a doença”, afirmou.

A DOENÇA

A poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda e é transmitida de pessoa para pessoa, através de fezes contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água

contaminada, Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade