Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro Regional de Picos está realizando até a próxima sexta-feira, 27, uma campanha para arrecadação de bolsas de sangue. Atualmente, o Hemocentro registra por mês a doação de mais de 300 bolsas, que são encaminhadas para os hospitais do Estado. Números que vem aumentado gradativamente nos últimos seis meses.
A Campanha foi aberta na manhã desta quarta-feira,25. Os voluntários doavam sangue e ainda eram agraciados com diversas atividades em sinal de agradecimento pelo gesto de solidariedade. Segundo informações do órgão, o processo de doação de sangue dura em média 20 minutos, desde a realização do cadastro, pré-triagem (verificação da quantidade de sangue do possível doador), triagem clínica (verificar se a pessoa está apta a doar), e por fim o ato da doação.
O coordenador do Hemocentro de Picos, Afonso Guimarães explica “Estamos fazendo uma festa comemorativa para aquelas pessoas que entregam sua vida para ajudar outras. As pessoas estão recebendo camisetas, um café da manhã comemorativo. Só temos a agradecer pelo aumento considerável no número de doações”. disse Afonso Guimarães.
Parcerias
Um dos fatores que tem aumentado o banco de estoque do Hemocentro de Picos são as constantes parcerias firmadas com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Hospital Regional de Picos, e demais instituições.
Afonso Guimarães esclarece que estas parcerias tem elevado Picos a suprir toda a demanda que necessita de doação de sangue, bem como para hospitais da macrorregião e para a capital Teresina.
Um gesto que salva vidas
O agricultor Gilberto Dias já doa sangue há mais de 13 anos. Ele explica que tudo começou ao ver uma mulher chorando no corredor de um hospital a espera de um doador. “Aquela cena me marcou, e desde então sempre procuro doar sangue, pois é um gesto que pode salvar uma vida”, afirmou Gilberto Dias.