ad16
DestaquesGeral

Campanha educativa marca aniversário do Samu em Picos

[ad#336×280]Conhecidos como anjos do asfalto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemora nesta quinta-feira (27) sete anos de instalação na cidade de Picos.

A data foi marcada por uma campanha educativa na Praça Josino Ferreira, no Centro da cidade, na manhã de hoje. Na oportunidade, os enfermeiros entregaram panfletos e informaram a população sobre o trabalho do órgão.

O Samu ainda divulgou estatísticas do número de acidentes no trânsito de Picos de junho de 2009 a julho de 2010. De acordo com os números: foram 134 acidentes de moto com motociclistas usando capacete; 438 acidentes de moto sem capacete; 36 óbitos; 40 acidentes automobilísticos com condutores que utilizavam cinto de segurança e 47 acidentes automobilísticos com condutores sem cinto.

A equipe fez ainda uma simulação de como é feito o resgate a uma vítima de acidente.  A demonstração foi acompanhada e aplaudida por dezenas de pessoas.

Bombeiros mostram como corta uma ferragem-Foto: Romário Mendes
Bombeiros mostram como corta uma ferragem-Foto: Romário Mendes

Objetivo

Coordenadora do Samu Rosa Dantas-Foto; Romário Mendes
Coordenadora do Samu Rosa Dantas-Foto; Romário Mendes

De acordo com a coordenadora do Samu em Picos, Rosa Dantas, a campanha é uma forma de divulgar o trabalho do órgão pelos sete anos de serviços prestados à população picoense. “Mostramos como a gente trabalha, como o Samu atende o paciente de trauma. Temos o prazer de mostrar o nosso trabalho para quem ainda não o conhece”, ressalta.

Ela fala ainda que a campanha educativa é uma forma de alertar a população para os riscos de acidentes no trânsito, além de informá-las sobre a forma correta de solicitar o apoio da equipe.

Parceiros

O Samu também conta com parceiros como o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros.

Segundo a Comandante do Corpo de Bombeiros em Picos, capitã Ana Cléia Diniz, o Samu e o Corpo de Bombeiros juntos já salvaram muitas vidas. “Enquanto o Corpo de Bombeiros faz todo o trabalho de resgate e retira as vítimas das ferragens, o Samu faz todo esse suporte até entregar a vítima no hospital”, explica.

Equipe do Samu simulando um resgate de acidente-Foto: Romário Mendes
Equipe do Samu simulando um resgate de acidente-Foto: Romário Mendes

A PRF, DMT e policiais do Trânsito da PM também participaram da comemoração.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade