
[ad#336×280]Conhecidos como anjos do asfalto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemora nesta quinta-feira (27) sete anos de instalação na cidade de Picos.
A data foi marcada por uma campanha educativa na Praça Josino Ferreira, no Centro da cidade, na manhã de hoje. Na oportunidade, os enfermeiros entregaram panfletos e informaram a população sobre o trabalho do órgão.
O Samu ainda divulgou estatísticas do número de acidentes no trânsito de Picos de junho de 2009 a julho de 2010. De acordo com os números: foram 134 acidentes de moto com motociclistas usando capacete; 438 acidentes de moto sem capacete; 36 óbitos; 40 acidentes automobilísticos com condutores que utilizavam cinto de segurança e 47 acidentes automobilísticos com condutores sem cinto.
A equipe fez ainda uma simulação de como é feito o resgate a uma vítima de acidente. A demonstração foi acompanhada e aplaudida por dezenas de pessoas.

Objetivo

De acordo com a coordenadora do Samu em Picos, Rosa Dantas, a campanha é uma forma de divulgar o trabalho do órgão pelos sete anos de serviços prestados à população picoense. “Mostramos como a gente trabalha, como o Samu atende o paciente de trauma. Temos o prazer de mostrar o nosso trabalho para quem ainda não o conhece”, ressalta.
Ela fala ainda que a campanha educativa é uma forma de alertar a população para os riscos de acidentes no trânsito, além de informá-las sobre a forma correta de solicitar o apoio da equipe.
Parceiros
O Samu também conta com parceiros como o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros.
Segundo a Comandante do Corpo de Bombeiros em Picos, capitã Ana Cléia Diniz, o Samu e o Corpo de Bombeiros juntos já salvaram muitas vidas. “Enquanto o Corpo de Bombeiros faz todo o trabalho de resgate e retira as vítimas das ferragens, o Samu faz todo esse suporte até entregar a vítima no hospital”, explica.

A PRF, DMT e policiais do Trânsito da PM também participaram da comemoração.