O Ministério da Saúde anunciou o início da campanha de vacinação contra a influenza para o próximo dia 7 de abril. A meta do governo é imunizar ao menos 90% dos 81 milhões de brasileiros pertencentes aos grupos prioritários, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A campanha nacional tem início com a distribuição das vacinas para todos os municípios brasileiros a partir desta quarta-feira (20). O foco da vacinação no primeiro semestre será nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. No segundo semestre, a campanha será intensificada no Norte, região com maior incidência da doença durante o chamado inverno amazônico.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da vacinação e destacou a baixa adesão em anos anteriores. Em 2023, apenas 60% da população-alvo foi imunizada. Para aumentar a cobertura, as vacinas estarão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, e será realizado um Dia D nacional em maio, com data ainda a ser definida.