Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta quarta(10)
Neste ano, a ação vai ocorrer simultaneamente em todo o País entre os dias 10 de abril e 31 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos já está preparada para realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste ano, a ação vai ocorrer simultaneamente em todo o País entre os dias 10 de abril e 31 de maio.
De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e evitar a formação de grandes filas, o Ministério da Saúde (MS) estruturou um cronograma de vacinação com a definição de períodos para cada grupo prioritário. O “Dia D” da campanha, no qual podem ser vacinados os componentes de todos os grupos, será no dia 4 de maio em todo o País.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
Cronograma de Vacinação
- 10/04/19 à 12/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.
- 15/04/19 à 19/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.
- 15/04/19 à 31/05/19: todos os grupos prioritários ( profissionais de saúde , crianças de 6 meses à menores de 6 anos , gestantes , puérperas, idosos portadores de doenças crônicas comorbidade associada e professores.
Observações:
- Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contrachegue;
- As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão de gestante ou certidão de nascimento da criança;
- O grupos comorbidades somente serão vacinados mediante a prescrição médica.
FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE VACINAS – ZONA URBANA
PSF | DATA | HORÁRIO | |||
01 | Aerolândia (sala fixa) | Todos os dias | Tarde | ||
02 | Antenor Neiva (sala fixa) | Todos os dias | Manhã | ||
03 | Belinha Nunes (sala fixa) | Todos os dias | Manhã e Tarde | ||
04 | Belo Norte (sala fixa) | Todas as terças | Manhã | ||
05 | Boa Vista | Todas as quartas | Manhã e Tarde | ||
06 | Boa Sorte | Todas as segundas | Manhã | ||
07 | Canto da Várzea | Todas as segundas, terças e quartas | Manhã e Tarde | ||
08 | Catavento | ||||
09 | Cecília Neri | Todos os dias | Manhã | ||
10 | Conduru | 1ª e 3ª quarta do mês | Manhã | ||
11 | Ipueiras | Todos os dias | Tarde | ||
12 | Morada do Sol (sala fixa) | Todos os dias | Manhã | ||
13 | Pantanal | Todas as quartas | Manhã | ||
14 | Paraibinha | 1ª e 3ª quarta do mês | |||
15 | Paroquial | Duas segundas no mês | Tarde | ||
16 | Parque de Exposição | ||||
17 | Passagem das Pedras (sala fixa) | Todos os dias | Manhã | ||
18 | Pedrinhas | ||||
19 | São Sebastião | Todas as quartas | Manhã | ||
20 | Vicente Baldoíno (sala fixa) | Todos os dias | Manhã |