Campil promove café da manhã para comemorar o Dia do Apicultor
Para comemorar o Dia do Apicultor, a Cooperativa Apícola da Microrregião de Picos (CAMPIL), promoveu na sede da cooperativa um café da manhã com os apicultores e a imprensa local.
De acordo com a gerente comercial da CAMPIL, Roseli Moura, a data representa a luta do apicultor, principalmente o migratório. Ela frisou ainda que muitos não puderam participar da homenagem por conta da migração.
Roseli frisou ainda que neste ano as chuvas foram mais constantes e houve um povoamento maior das abelhas e muitos apicultores estão satisfeitos com a captura de exames, na qual foi melhor do que os dois últimos anos anteriores.
Muitos apicultores picoenses migraram suas abelhas para os estados do Maranhão e Ceará por conta da seca que assolou a região de Picos nesses últimos dois anos.
“Os apicultores de Picos estão unidos e criemos uma comissão de apicultores que tá representando os apicultores migratórios do estado do Piauí e conseguimos duas cadeiras na Câmara Setorial Apícola do Estado e estamos discutindo com os bancos, Emater, Codevasf, SDR e Adapi”, disse o representante da comissão de apicultores que trabalham com a apicultura migratória, Evandro Paturi.
A integrante da Comissão Apícola do Estado do Piauí, Teresa Wenzel, informou que através da Câmara Setorial os apicultores discutem as melhorias para a classe. “Nós viabilizamos uma parceria uma taxa de juros melhores, com a possibilidade de melhoria de renegociação da estiagem e também na distribuição das demandas apícolas, desde a roupa, caixa, materiais inox para fazer a extração de mel dentro do padrão exigido pela União Europeia”, frisou Teresa.