Campo Grande do Piauí adota “carro da vacina” para acelerar imunização
O veículo com os profissionais de saúde percorre os bairros da zona urbana e rural do município.
O município de Campo Grande do Piauí, distante cerca de 360 km ao sul de Teresina, adotou uma estratégia diferenciada para acelerar a imunização contra a covid-19. A busca ativa das pessoas que ainda não tomaram a vacina agora é feita de porta em porta, através de uma ambulância equipada com os insumos e que foi batizada de “carro da vacina”.
O veículo com os profissionais de saúde percorre os bairros da zona urbana e rural do município. Um carro de som também auxilia no trabalho anunciado a chegada da vacinação e convocando os moradores.
De acordo com a secretaria de Saúde de Campo Grande do Piauí, a nova estratégia foi adotada após o município identificar uma evasão no retorno do público aos postos de vacinação para a aplicação da 2ª dose. Ainda de acordo com o município, a evasão se deu, principalmente, na faixa etária de 12 a 24 anos.
Campo Grande do Piauí possui cerca de 6 mil habitantes. De acordo com dados do vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o município já tem 67,78% da população com a imunização completa, ou seja, com as duas doses das vacinas Coronavac, Aztrazeneca e Pfizer, ou com a dose única da Janssen. Campo Grande do Piauí também já aplicou 214 doses de reforço.
Desde o início da pandemia, Campo Grande do Piauí registrou 516 casos confirmados de Covid-19 e 10 óbitos pela doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
Cidade Verde