ad16
AutoPECASonline24.pt
Campo Grande do PiauíDestaquesGeralMunicípiosPolítica

Campo Grande do Piauí realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

[ad#336×280]A prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí através da Secretaria Municipal de Cultura promoveu neste domingo 11 de agosto ( dias dos pais ), no auditório da Câmara Municipal a  1ª Conferência Municipal de Cultura que teve como tema;  “ Uma política para a cultura. Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

A Conferência teve como palestrante e orientara d as discussões de eixos temáticos, a professora  e pesquisadora Francelina Macêdo, profissional de larga experiência de trabalho na  elaboração de projetos na área da educação e de políticas públicas, integrante do Núcleo da União de Mulheres Picoense-UMP e presidente da Academia de Letras da Região de Picos.

Conferência de Cultura em Campo Grande do Piauí
Conferência de Cultura em Campo Grande do Piauí

O presidente do Conselho Municipal de Cultura do Município de Campo Grande do Piauí, Francisco Gilson de Oliveira que também é vice-prefeito, fez abertura da conferência falando das expectativas e da necessidade da implantação de políticas que valorizem a cultura local. “ Nossas expectativas são boas, pois todos que estão aqui tem um papel fundamental decisivo na construção desse momento histórico para a cidade de Campo Grande do Piauí, principalmente do caminho que nós estamos procurando trilhar”, disse Gilson.

Conferência de Cultura em Campo Grande do Piauí
Conferência de Cultura em Campo Grande do Piauí

O prefeito Municipal Francisco José Bezerra ( Dr. Tico-PP) ao participar de um dos  grupos de eixo temático na conferência de cultura falou sobre a importância de reunir o povo em conferência para discutir a formulação de políticas públicas culturais e criar mecanismos de valorização e divulgação da produção cultural como patrimônio das comunidades e do município de Campo Grande do Piauí .

Dr. Francisco José Bezerra, prefeito de Campo Grande do Piauí
Dr. Francisco José Bezerra, prefeito de Campo Grande do Piauí

“Nosso município é rico culturalmente. Contamos com uma grande diversidade de grupos que dão sustentação a nossa tradição e isso vai demandar a construção de políticas públicas especificas para atender esses segmentos culturais, principalmente para resgatar e manter  a cultura tradicional, valorizando o que há de mais importante, sobretudo no aspecto de manter a identidade do povo, a cultura e as tradições. Vamos trabalhar para incentivar essa cultura, buscando investimentos estaduais e federais, tentando dinamizar, ampliar e socializar a cultura em Campo Grande do Piauí”, disse o prefeito.

O cantor e compositor  Beto Sousa  elogiou a realização da conferência de Cultura e disse que se sentia contemplado com as discussões propostas nos eixos de debates, mas também pelo apoio que o atual prefeito vem dando aos valores da terra para  mostrarem o trabalho que cada grupo desenvolve.

Cantor Beto Sousa na I conferência municipal de Cultura de Campo Grande do Piauí
Cantor Beto Sousa na I conferência municipal de Cultura de Campo Grande do Piauí

“ Vai ter aqui em Campo Grande  do Piauí o vigésimo terceiro festejo de São Benedito no final de agosto e inicio de setembro e quero agradecer e parabenizar o prefeito Dr. Tico por promover uma semana de entretenimento, com apresentações, musicais, culturais, danças. Barracas de serviços de saúde e de divulgação de nosso município, agora temos a certeza de que os artistas locais terão espaço no palco para fazer suas apresentações e isso é bom demais”, disse o cantor.

A secretária de Cultura Paula Mara agradeceu aos grupos culturais presentes à conferência, bem como, a comunidade e as autoridades religiosas e civis que participaram ativamente das discussões na elaboração de propostas com base nos eixos temáticos que orientaram os trabalhos na plenária da I conferência de Cultura do Município de Campo Grande do Piauí.

Paula Mara, secretária

Na abertura houve a apresentação dos Karatecas de Campo Grande do Piauí e da Companhia  Artística Dançarte de Bulauê do Criarte ,  ponto de cultura  do município  de Campo Grande do Piauí. Em seguida a conferência com a palestrante Francelina Macêdo e após a palestra  o público foi dividido em grupos, que discutiram os seguintes eixos: I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II – Produção simbólica e diversidade cultural; III – Cidadania e direitos culturais; e IV – Cultura com desenvolvimento sustentável. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a fase estadual da conferência e podem chegar à Conferência Nacional de Cultura.

IMG_0601

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade