Campo Grande do PiauíGeralMunicípios

Campo Grande –PI: Amigos, parentes e familiares dão adeus ao empresário Pedro Donécio

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O empresário do Ramo de combustíveis na cidade de Campo Grande do Piauí e líder político, Pedro José de Oliveira, conhecido como Pedro Donécio foi sepultado na quarta-feira (25) no cemitério da cidade Campo Grande do Piauí sob forte comoção de parentes e amigos.

O líder político que teve sua atuação no vizinho município de Monsenhor Hipólito, onde foi eleito vereador e vice-prefeito, este último no período de 1972 a 1982 na chapa com Manoel Alves Bezerra (Né Bezerra). Ele havia disputado também o cargo de vice-prefeito em duas outras ocasiões pela oposição, uma delas, formando chapa com Miguel Policarpo do Carmo (oposições coligadas em 1958), pai do atual vice-prefeito de Monsenhor Hipólito, Djalma Policarpo.

Pedro Donécio
Pedro Donécio

Em 1988 indicou o filho Vitor Pedro de Oliveira para compor chapa na condição de vice-prefeito com o ex-prefeito José Ayrton Bezerra (eleitos com boa maioria de votos). Depois na década de 2000, apoiou e ajudou a eleger o filho, João Batista de Oliveira(Baiá) vereador pelo município de Campo Grande do Piauí. Em 2004 trabalhou junto com o grupo de Zezinho Honório e outras forças políticas locais para eleger Baiá prefeito e o outro filho Benedito Pedro de Oliveira vereador (Pilé) ambos foram eleitos e  reeleitos. Nas eleições de 2012 foi decisivo para reagrupar a família em torno da candidatura do atual prefeito Francisco José Bezerra que é casado com a sua neta Zoneide Bezerra.

Durante todo o dia e noite de 24 de dezembro uma multidão de amigos parentes e lideranças políticas foram ao velório se despedir de Pedro Donécio , na cidade de Campo Grande do Piauí. A deputada Belê Medeiros, o chefe da ADH Gilberto Medeiros, os ex-prefeitos de Monsenhor Hipólito Zenon Bezerra e José Ayrton, o atual vice-prefeito Djalma Policarpo, o prefeito de Francisco Santos Edson Carvalho, vereadores da cidade de Campo Grande do Piauí e das cidades vizinhas, o prefeito Francisco José Bezerra que acompanhou os últimos momentos de seu Pedro Donécio , dentre outros.

O Município de Campo Grande do Piauí perdeu em sua história recente dois grandes líderes políticos, João Ramos (Pai do ex-prefeito Frota Ramos e do médico Elias Ramos) e Pedro Donécio( Pai do vereador Pilé do ex-prefeito por dois mandatos Baiá), pessoas ilustres que contribuíram para o crescimento da cidade, bem como, para a sua formatação política e da própria administração municipal.

O prefeito e médico Francisco José Bezerra (doutor Tico) que acompanhou Pedro Donécio em seus últimos momentos no Hospital regional Justino Luz passou todo momento desde a morte ao sepultamento ao lado da família, ele lamentou o ocorrido, dizendo que fica os ensinamentos de um homem de boas ações e a saudade. “Era um cidadão ordeiro que se preocupava principalmente com a família. É realmente uma perda irreparável, um exemplo de dignidade”, disse o prefeito.

Prefeito Francisco José Bezerra
Prefeito Francisco José Bezerra

O chefe do Cartório da cidade de Jaicós da qual Campo Grande do Piauí é termo judiciário daquela Comarca, Nelito Silveira disse que Pedro Donécio era um amigo fiel de longa data. “Era um dos melhores amigos que tive, um homem trabalhador, honesto que deixa um grande exemplo para este município”, disse Nelito.

Nelito Silveira
Nelito Silveira

O empresário Ângelo Neto, comerciante no ramo de compra e venda de automóveis na cidade de Picos disse que recordava da atuação política na cidade de Monsenhor Hipólito, onde o mesmo era um conciliador que se dava bem com os grupos que disputavam o poder naquele município.” Era uma pessoa dada, fazedor de amizades, um homem sério e trabalhador”, disse Ângelo Neto.

Ângelo Neto
Ângelo Neto

O vice-prefeito da cidade de Monsenhor Hipólito, Djalma Policarpo disse que Pedro Donécio era um homem articulado e inteligente na política. “Ele disputou três eleições para o cargo de vice-prefeito. Compôs chapa com meu pai em 1958, formou chapa com Odílio também como candidato a vice e foi eleito vice-prefeito com Né Bezerra, era inteligente e muito articulado, um grande amigo de meu pai”, disse Djalma.

Djalma Policarpo
Djalma Policarpo

O ex-prefeito de Monsenhor Hipólito Zenon Bezerra que também esteve ao lado de Pedro Donécio nos últimos momentos no Hospital Regional disse ser uma perda muito grande para a sociedade de Campo Grande do Piauí e por extensão para os hipolitanos. “ Ele tem sua história de vida e atuação política com a nossa terra Monsenhor Hipólito, homem de caráter e de dignidade,  deixou um legado muito grande para o povo é o exemplo pai e de cidadão”, disse Zenon Bezerra.

Ex-prefeito Zenon Bezerra
Ex-prefeito Zenon Bezerra

José Ayrton Bezerra que sempre teve muita proximidade com a família dos Donécios, relembrou a fidelidade e amizade de Pedro Donécio e da família com a cidade de Monsenhor Hipólito e com o grupo. No ano de 1972 foi eleito com seu pai Né Bezerra para comandar a cidade de Monsenhor Hipólito. Já em 1988 indicou o filho Vitor Pedro para  vice-prefeito, tendo logrado êxito ao lado de José Ayrton. “ Era meu  amigo e amigo  de minha família , de meu pai , tínhamos uma história de trabalho e de amizade, foi uma perda inestimável para os campo-grandenses e para os hipolitanos, um exemplo de honestidade e de família”, disse José Ayrton.

Ex-prefeito José Ayrton
Ex-prefeito José Ayrton

Uma multidão seguiu o cortejo de Pedro Donécio da Igreja do Bairro Novo Horizonte até  o cemitério na cidade de Campo Grande do Piauí , onde foi sepultado por volta das 7h30 da manhã do dia 25 de dezembro.  O prefeito de Campo Grande do Piauí , Francisco José Bezerra decretou luto oficial de 03 dias.

Cortejo de Pedro Donécio
Cortejo de Pedro Donécio
Cortejo de Pedro Donécio
Cortejo de Pedro Donécio
Cortejo de Pedro Donécio
Cortejo de Pedro Donécio
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.