ad16
Campo Grande do PiauíMunicípiosTodas as Notícias

Campo Grande realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema, “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira(20,  a IX Conferência Municipal da Assistência Social. O evento Aconteceu na Câmara do município    e tem como proposta analisar, propor e deliberar as diretrizes para estão financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.DSC_1803

 

O SUAS, como é denominado, é o Sistema Único de Assistência Social, e tem como diretriz organizar a oferta de assistência social em todo país, por meio da promoção do bem-estar e proteção social das crianças, pessoas com deficiência, adolescentes, jovens e idosos, bem como qualquer cidadão que tenha necessidade de assistência. O Sistema também articula recursos dos três níveis de governo no intuito de financiar e executar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O prefeito Francisco José Bezerra (Dr. Tico), falou a respeito da importância da Conferência.  “Essa Conferência é de  suma importância para que seja efetivada  muitas dúvidas com relação a Assistência Social de Campo Grande, vocês fazem  parte desta Conferência, são parte deste movimento,  aqui iremos  traçar  ações futuras e debater sobre o que já foi realizado”, disse.DSC_16811

Para a secretária de Assistência Social, Zoneide Maria Bezerra, a conferência é necessária e de extrema importância para discussão de politicas públicas. “É um espaço de escuta, um espaço público que contempla a representatividade da sociedade civil, junto ao poder público, isso viabiliza os debates, as discussões, analisar a situação da Assistência Social hoje, as perspectivas para amanhã e a partir disso, avaliar também a participação social  e da politica do setor, e dos resultados para conseguir subsídios, propostas de melhorias  e aperfeiçoamento desse sistema, disse.DSC_1787

Zoneide destacou ainda participação expressiva da população,  tanto da sede, com zona rural, que segundo a mesma  faz o debate mais heterogêneo de forma a colocar todas as duvidas sobre os serviços sócio educativos, sócio assistências e é de grande valia também para elaboração desse processo para os próximos anos.

DSC_1731A conferencista, Assistente social, Ãngela Maria Bezerra, ressaltou que a Conferência torna mais transparente e universaliza o acesso aos programas sociais, “O Sistema Único de Assistência Social- SUAS,  é uma realidade, é uma consolidação do serviço próximo a família vulnerável, é um sistema único que transforma a vida dessas pessoas, então é essencial que a sociedade civil organizada participe, juntamente com a administração municipal, da luta contra as desigualdades sociais, seja representada por movimentos sociais ou entidades de assistência social”, concluiu.

DSC_17651

Com o tema, “Consolidar o SUAS de vez rumo 2026”, e com o lema, “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”  a Conferência contribuiu com uma série de propostas para a elaboração do plano decenal, planejamento para os próximos dez anos na assistência social. Foram feitas contribuições dentro de três subtemas: 1- O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; 2- O pacto federativo e a consolidação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social; e 3- Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.DSC_1675

Ainda durantes a Conferência foram realizadas apresentação de dança com os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos- SCFV, a apresentação, discussão e aprovação das propostas, e em seguida a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual.

Algumas das propostas aprovadas foram, fazer contratos entre entes federais, sobre quais as ações de responsabilidade do Governo Federal, Estadual e Municipal, criação  do Cras itinerante para visitar as famílias levando –lhes equipes multidisciplinar.

Foram eleitos como delegados para representar o município, como titular Luciene Sousa, como suplente Jacinto Rodrigues.

DSC_1797

 

Participaram do evento o Prefeito, Francisco José Bezerra (Dr.Tico), a  secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, a secretária de Educação, Feliciana Bezerra, secretário de Saúde, Verenilson Silva, secretário de Administração Jacinto Rodrigues, secretária de Agricultura, Jardãnia Ramos, vereador José Antônio da Silva, Ronigler Silva, entre outras.

Informações e fotos : Odaliana Carvalho

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade