ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Campus de Picos lança Projeto de Extensão Ciranda Cultural do curso de Pedagogia

[ad#336×280]Na última quarta-feira (26), o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, realizou o lançamento do I Projeto de Extensão, intitulado Ciranda Cultural da UESPI (CCU): Entre contos, encontros, palavras e afeto. A solenidade aconteceu no auditório da nova sede da Instituição, no Bairro Altamira. Estiveram presentes no evento, alunos, professores e agentes culturais.

Projeto de Extensão Ciranda Cultural do curso de Pedagogia- Ascom Uespi de Picos
Projeto de Extensão Ciranda Cultural do curso de Pedagogia- Ascom Uespi de Picos

Na composição da Mesa de Honra, além do Diretor do Campus, Professor Evandro Alberto, esteve também a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Thaizi Helena, as Coordenadoras do projeto, professoras do Curso de Pedagogia Fabrícia Gomes da Silva e Helena Cristina Soares, o Representante do Grupo Adimó Sr.Francisco das Chagas Pereira, o Representante da Gestão Municipal de Educação, o Secretário de Educação do Município de Picos, PE.Valmir Lima e o Representante Discente do Grupo CCU, Renan Vasconcelos Soares.

A proposta do Projeto é fazer uma interligação entre a universidade e a comunidade, levando a arte e a cultura para Escolas Públicas e para outras Instituições de Nível Superior. De acordo com a Coordenadora do CCU, professora Fabrícia, são duas vertentes de interligação “Nós temos como intuito promover através dos contos, a interligação da escola com o Município e através dos saraus e dos filmes, a interligação da comunidade Uespiana com outras instituições e também com outros cursos da própria UESPI ” explicou a professora.

Uma das coordenadora do CCU, professora Fabrícia Gomes. FOTO: ASCOM UESPI/PICOS
Uma das coordenadora do CCU, professora Fabrícia Gomes. FOTO: ASCOM UESPI/PICOS

O projeto CCU tem 15 componentes e está dividido em três elementos, sendo o primeiro a realização de oficinas de contação de histórias para 10 discentes que estão participando diretamente do projeto. Após a realização das oficinas, estes serão direcionados para as escolas da rede pública municipal de Picos e irão apresentar às crianças em fase educacional a proposta pedagógica da contação. Para o desenvolvimento desse elemento, as coordenadoras do CCU dispõem de parceria com a Secretaria de Educação. O segundo elemento data da exibição mensal de filmes, sendo um por mês.

Os filmes terão classificação Educacional, podendo ser na área da Psicologia ou da Educação Especial. Após cada exibição, será feito um debate mediado por algum convidado, com os alunos da UESPI e outros interessados da comunidade. Já o terceiro elemento será composto por dois Saraus realizados ao final de cada semestre. “O momento do Sarau é a culminância do projeto, será o momento em que vamos abrir as portas do CCU para os talentos da UESPI, de outras instituições e aberto a comunidade, para que possam estar conosco numa ciranda, numa roda, quem quiser pode cantar, recitar, de modo que todos nesse momento sejam artistas” afirmou a professora Fabrícia.

O Projeto de Extensão, tem um prazo de atividades pedagógicas inicial de 1 ano, com duas avaliações que irão definir o futuro do CCU, pois de acordo com os resultados, o plano das professoras Fabrícia e Helena Cristina é de torná-lo um programa permanente da UESPI, que dê o suporte para a arte e cultura local, cujo os dois públicos alvo, atendam as crianças e os adultos. Durante a solenidade houve duas apresentações culturais da Cia Cultural Icós do Ponto de Cultura de Jaicós Piauí, revelando o lado artístico do CCU, além da apresentação de Literatura de Cordel em forma de repente da aluna Monalisa Karina, demonstrando o lado cultural do Projeto. Foi exibido também, o Curta Metragem “Cuerdas”, revelando o caráter pedagógico através dos filmes.

Para demonstração do caráter lúdico pedagógico, a Professora Edvânia Lima proferiu a Palestra sobre Contação de Histórias Infantis. “Como o projeto é uma ciranda cultural e a contação de história está muito incluso dentro desse projeto, é interessante que a gente mostre a diversificação das histórias que permeiam o universo infantil e que elas sejam contadas por pessoas que futuramente irão estar dentro das salas de aula, dentro das escolas” comentou a professora Edvânia.

Dessa forma nasce um Projeto de Extensão que tem o caráter de agregar a cultura, a arte, aos elementos provenientes da Pedagogia. “Nós entendemos o cinema, nós entendemos a contação, nós entendemos a música, como sendo arte e entendemos que isso deve ser mais valorizado dentro da universidade.”, concluiu a professora Fabrícia.

Assessoria de Comunicação de Picos – ASCOM/Picos

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade